II Encontro Nacional do Profbio

13 de dezembro de 2018 - 18:52

II Encontro Nacional do Profbio


As práticas envolvidas no ensino de biologia estiveram em discussão nesta semana, com a realização do II Encontro Nacional do Profbio (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia), entre os dias 7 e 9, no Centro de Atividades Didáticas – Ciências Naturais, no campus Pampulha (CAD 1).
O evento tem o objetivo de reunir parte dos 446 estudantes do programa, ofertado por 18 instituições públicas de ensino em todo o país, para assistir a palestras e avaliar o curso, ministrado semipresencialmente, com coordenação geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e apoio do Caed.

A programação incluiu falas sobre o mestrado e seus resultados parciais – a primeira turma concluirá a formação apenas em junho de 2019 –; sobre o compartilhamento dos materiais produzidos num repositório próprio e a palestra “Vírus: uma nova abordagem no ensino de Biologia”, proferida por Jônatas Abrahão, professor do ICB/UFMG”. O encontro também foi o momento de os alunos mostrarem o que já aprenderam.

Uma das atividades propostas pelo mestrado é o desenvolvimento de um projeto voltado ao ensino da ciência na escola em que os mestrandos, professores de biologia, atuam e sua exposição em formato pôster. Ponto alto do evento, a exibição contou com 82 trabalhos.

O professor Luiz Carvalhais, aluno do ProfBio na UFMG, é autor de um dos pôsteres exibidos no saguão do CAD 1. Seu trabalho “Micro-organismos como agentes de despoluição da água” foi implantado em duas turmas do primeiro ano do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e buscou demonstrar como ocorre o processo de despoluição, a partir da diluição gradativa de água misturada a pó de café.

A lição, ministrada em quatro aulas, reproduziu a lógica do método científico: formulação de hipóteses prévias, experimentação, coleta e análise de dados e verificação das possíveis explicações para o fenômeno investigado. O projeto também pediu que os alunos utilizassem seus conhecimentos de matemática para fazer gráficos e cálculos da concentração de poluentes na água.

“Agora, estamos fazendo uma variação desse experimento, com folhas secas que catamos na escola, para vermos os microorganismos e a sucessão ecológica. Eles ficam muito empolgados! Também quero levá-los a uma estação de tratamento de água para verem o que estamos estudando, com uma aplicação em prática”, explica.

Fonte: https://www.ufmg.br/ead/index.php/2018/11/09/encontro-de-mestrandos-em-ensino-de-biologia-inclui-mostra-de-trabalhos-implantados-em-sala-de-aula-e-palestras/

A Universidade Estadual do Ceará foi ao II Encontro Nacional representada pela Coordenadora Local Vânia Marilande Ceccatto; pelos professores José Fernando Mourão Cavalcante e Maria Erivalda Farias Aragão; pelos mestrandos Dênio Marques Duarte e Pedro Neto Clares Ribeiro.

Dênio Marques apresentou um banner intitulado Abordagem interdisciplinar no ensino de bioquímica através de aulas práticas em escola pública estadual de Fortaleza-CE.

Pedro Neto apresentou um banner intitulado Uma proposta de sequência didática para trabalhar o tema educação sexual.