Relatório de Programa/Projeto de Extensão da UECE

17 de dezembro de 2014 - 13:36

Relatório de Programa/Projeto de Extensão

Queremos reafirmar o compromisso da PROEX/UECE com a Política Nacional de Extensão (http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf) que propõe a centralidade da extensão universitária como um processo de construção de saberes, movido pela interação dialógica com as comunidades e comprometido com a transformação social. Nesse sentido, a UECE adota o conceito de extensão universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

As diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária, pactuados no FORPROEX (NOGUEIRA, 2000), são as seguintes:

1.     Interação dialógica

2.     Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

3.     Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão

4.     Impacto na formação do estudante

5.     Impacto na transformação social

Buscando refletir sobre ações extensionistas comprometidas com essas diretrizes, elaboramos um Formulário- Relatório de Programa/Projeto de Extensão que funcione como um instrumento de auto-avaliação de nossas ações extensionistas para continuarmos construindo a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade social; um processo também responsável pela formação do estudante, pela qualificação do professor e por repensar o papel da própria Universidade na articulação que promove com os movimentos e demandas sociais.

Lembramos que a entrega do referido relatório será condição indispensável para submissão de propostas de extensão e concessão de bolsas, a partir da Chamada Pública a ser lançada ainda em dezembro de 2014.

Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato.

Atenciosamente,

Claudiana Nogueira de Alencar