Mobilizações na semana do Meio Ambiente nas Comunidades da Precabura, Mangabeira e Serrinha
5 de junho de 2015 - 17:20
Projetos de extensão da Universidade Estadual do CearÁ apoiam mobilizações na semana do meio ambiente nas Comunidades da Precabura, Mangabeira e Serrinha
A Semana do meio ambiente foi motivo para mobilizações nos bairros da Precabura e Mangabeira, no município do Eusébio, e na comunidade Vila Garibaldi, no bairro da Serrinha, em Fortaleza. As comemorações e atividades educativas ocorreram de primeiro a cinco de junho com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual do Ceará.

Na Serrinha, a atividade em destaque foi uma marcha com as crianças do Ensino Infantil e Fundamental do Instituto Irmã Giuliana Galli. A manifestação aconteceu nesta sexta feira, cinco de junho às oito horas, saindo da escola até a Lagoa de Itaperaoaba. De acordo com a educadora ambiental da Escola, Tarciane Vasconcelos, a marcha em defesa da lagoa, não é uma ação isolada. A mobilização faz parte de um projeto maior de educação ambiental da Ecoescola do Instituto. “A marcha é apenas uma parte da semente que estamos plantando”, afirma Tarciane Vasconcelos. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UECE e da Artista Graça Freitas do grupo Formosura de bonecos, que esteve presente com um boneco gigante animando a manifestação. As crianças saíram da escola Giuliana Galli e caminharam até a Lagoa de Itaperoaba cantando e emitindo gritos de ordem para a mobilização.
No bairro da Precabura, o Instituto Maria de Lourdes e a Associação de Amigos da Precabura organizaram uma gincana por toda a semana. O evento teve como principal objetivo ressaltar a importância da Lagoa da Precabura que vem sofrendo especulações. Como atividades da gincana, a comunidade promoveu uma limpeza nas proximidades da lagoa e a construção de um campo de futebol. Na mesma região do Eusébio, na Mangabeira, a Escola de Ensino Médio e Fundamental Manoel Ferreira promoveu na quarta-feira, dia 3, um dia de palestras para professores e alunos com a temática da educação ambiental, tendo como foco a defesa do Rio Pacoti que também sofre danos causados pelos polos industriais da região. Nas duas comunidades, as ações recebem o apoio da UECE, através da Pró-Reitoria de Extensão, Proex e do Programa de Iniciação a Docência, de Biologia, PIBID também da UECE, Segundo, a professora Dra. Patrícia Limaverde, coordenadora do PIBID de biologia, e responsável pela célula de tecnologia e meio ambiente da Proex. Essas atividades são parte da filosofia e das práticas de educação ambiental que o PIBID desenvolve com três escolas no município de Eusébio: Escola de Ensino Fundamental, Elisbão Pio e a Escola de Ensino Fundamental e Médio, Manoel Ferreira, ambas na Precabura. A terceira instituição é a Escola de Ensino Fundamental Paulo Sá na Mangabeira.

Na Universidade Estadual do Ceará foi promovida na quarta-feira, dia 03 de junho das 8:00 às 12:00, uma mesa redonda com a temática: “Gestão de resíduos sólidos, um compromisso socioambiental da UECE”. Participaram da discussão os professores e pesquisadores: prof. Dr. Francisco Roberto Pinto, docente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, FECLI, o professor Ms. Francisco Pereira Braga, docente do curso de Administração da UECE e a professora Nádja Vasconcelos, membro da Comissão Interinstitucional da Educação Ambiental. CIEA. A mesa foi moderada pela pesquisadora e servidora da UECE, Ana Valda Pinheiro Lima, e pela professora Patrícia Limaverde, diretora da Célula de Meio Ambiente da PROEX. O debate, que ocorreu no Auditório Paulo Petrola da UECE, teve como reflexões centrais repensar os hábitos e práticas de como a comunidade ueceana vem tratando os resíduos sólidos para implementar projetos e processos educativos nessa universidade.