Cine São Luiz estreia documentário “Mães: O amor que muda o mundo”

2 de agosto de 2016 - 18:36

 
 
Reunindo histórias fortes e inspiradoras, o filme-documentário “Mothers. L’amore che cambia il mondo” (Mães: O amor que muda o mundo), consegue emocionar com relatos de mulheres de cinco países distintos: Itália, Benin, Camboja, Nepal e Brasil. 
 
Promovido pela ONG italiana We World, o projeto fotográfico do italiano Fábio Lovino, que resultou no filme documentário “Mothers. L’amore che cambia il mondo” (Mães: O amor que muda o mundo), terá sessão exclusiva no Cine São Luiz no próximo dia 09 de agosto, às 18h30. Com entrada gratuita, a sessão inédita no Brasil contará com a presença das mulheres cearenses que estiveram entre as estrelas do filme, entre elas, Maria da Penha,que tornou-se referência na luta contra a violência doméstica no Brasil e a irmã Erbênia de Souza, da Cáritas Diocesana de Crateús, que tem feito um trabalho de grande impacto no sertão de Crateús com projetos que apontam caminhos de valorização da terra para os agricultores locais e mostram alternativas para tirar de seus quintais o recurso para sustentar suas famílias. 
Com muita sensibilidade, o filme reuniu relatos emocionantes de mulheres em cinco países diferentes: Itália, Benin, Camboja, Nepal e Brasil. Através de imagens e entrevistas íntimas, as histórias das protagonistas relatam um cotidiano que vai além do imediatamente visível. Em entrevista, Fábio Lovino retrata que desenvolveu este projeto “na pureza – diz ele – quase com os olhos de uma criança que pela primeira vez vê uma coisa nova, esquecendo-se por um tempo de tudo o que sei ou que eu já vi nos países que visitamos, não foi uma viagem turística, trata-se de uma viagem antropológica e social”, afirma o fotógrafo.
Na Itália, o filme ganhou repercussão e reconhecimento sendo um dos escolhidos para ser exibido no famoso festival de cinema, Taormina FilmFest, que foi realizado na cidade de Taormina, na Sicília, marcando sua estreia no dia 14 de junho. Além da amostra do documentário, o público italiano pôde conferir as fotos mais significativas do projeto numa exposição realizada no salão do Palazzo dei Congressi em Taormina, entre os dias 14 e 18 de junho. Ofilme também será apresentado na Câmara em Roma no final de setembro e 26 de novembro em Milão, no WeWorld Film Festival. 
Durante um ano, o fotógrafo Fábio Lovino percorreu o mundo para apresentar uma luta que ultrapassa continentes e mostra a trajetória de mulheres que conseguem transformar não só a sua realidade, mas a de todos que estão a sua volta.  No Brasil, a realidade é apresentada por grandes mobilizadoras, mulheres comuns, mas que não se contentam com o comodismo social e através de importantes projetos vem transformando realidades, ações a até leis. Elas são mães, no sentido mais puro de seu significado, adotando as aflições de camponesas, mulheres vítimas da violência, seja moral, física ou mesmo psicológica, que em meio a uma sociedade machista e massacrante, conseguem se erguer e seguir fazendo a diferença em suas comunidades.
 
Para a vice-presidente da We World, Anna Maria Fellegara, que acompanhou o trabalho de produção do filme, os depoimentos com essas mulheres de lugares tão distantes, mostram realidades claramente semelhantes e reforçam a importância de se expandir projetos que visem a conscientização das mulheres pelos seus direitos.  “As meninas, as mulheres que encontramos são sempre o pilar no qual se apoiam as famílias e as comunidades: se ocupam sobre tudo dos filhos, mas também da gestão da casa e do trabalho. Muitas vezes, porém, elas não são conscientes de sua fundamental importância e as condições de desconforto, pobreza e abandono nas quais vivem, sendo vítimas de regras sociais de marginalização”, ressaltou. As entrevistadas fazem parte de projetos que contam com o apoio da We World nos cinco países visitados para o documentário. No Brasil, participaram do filme mulheres das instituições parceiras da We World no país como a Pastoral do Menor Regional NE I, ACACE/MST, Cáritas Diocesana de Crateús, Instituto Maria da Penha e ESPLAR – Centro de Pesquisa e Assessoria. 
Confira um trechinho das entrevistas com as brasileiras no documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=P4lMfm25_1E
 
Estreia do Filme “Mothers. L’amore che cambia il mondo”
Data: 09 de agosto
Horário: 18h30
Local: Cine São Luiz
Entrada franca.