A I Jornada de Debates da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI
8 de dezembro de 2015 - 12:24
A I Jornada de Debates da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu é uma iniciativa de estudantes da Pós-Graduação (Linguística Aplicada/ Centro de Humanidades/UECE) e graduação (Pedagogia, Física e Letras) da FECLI, bem como de professores/as da referida Faculdade, com o apoio da pró-reitoria de extensão- Proex-Uece. Trata-se de um espaço periódico de debates sobre temáticas variadas que englobam o cotidiano (acadêmico e não-acadêmico). Numa frase: a ideia é fomentar discussões que contribuam para a formação humana dos/as acadêmicos da FECLI e da sociedade iguatuense em geral. De forma mais específica, a Jornada será composta de três debates que ocorrerão no decorrer do semestre letivo de 2015.2 e terá emissão de certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da UECE.
> Nesse sentido, o tema do primeiro DEBATE que será no dia 02/12/15 às 19h, no Auditório da FECLI, será: O/A NEGRO/A NO CEARÁ: (DES)VELANDO RACISMOS NO BRASIL?! Com os profs. Ms. Hilário Ferreira (Faculdade Ateneu e militante do Movimento Negro no Ceará), Prof. Ms. Vilarin Barbosa Barros (FECLESC/UECE/ Curso de História) e Prof. Doutorando Marco Antonio (PosLA/UECE e Fórum de Estudantes Negros e Negras em combate ao racismo na UFC). Tal temática se justifica por conta das comemorações e rememorações referentes ao Dia da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro) e também como uma forma de denúncia e combate das práticas racistas que tem ocorrido em Fortaleza e no Brasil como um todo. Desse modo, os objetivos deste evento – que terá também desfile de moda AFRO (turbantes), Make up, apresentação de arte em movimento e roda de capoeira – são ampliar o acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e sobre a recriação das identidades provocadas por relações étnico-raciais bem como valorizar e reconhecer a cultura africana e afrobrasileira como constituinte da nossa formação como brasileiros(as). Temas correlatos como racismo (na universidade), injúria racial, racismo na escola, lei 10.639/03, cotas raciais etc, serão também abordados.
REALIZAÇÃO
Estudantes do Doutorado em Linguística Aplicada UECE. Linha de Pesquisa Estudos Críticos da Linguagem, estudantes de graduação do Curso de Pedagogia, Física, Letras, e professoras/es dos últimos cursos mencionados (Profa. Lázara Castrillo e prof. Rafael Barros)
APOIO
Vice-coordenação do Curso de Física da FECLI/UECE
Pró-Reitoria de Extensão
PROEX/UECE
