Apresentação

 

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária (PRAPS/MV) da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE apresenta-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinado a Médicos Veterinários, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço.

 

O objetivo geral do PRAPS/MV é especializar profissionais Médicos Veterinários do ponto de vista ético, político e técnico-científico, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, com ações integradas de diversas políticas públicas sociais e urbanas. Dentre os seus objetivos específicos, destaca-se a assistência à comunidade através do atendimento hospitalar de rotina e diagnóstico laboratorial.

 

A duração do Programa é de 02 (dois) anos, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas e carga horária total de 5.760 (cinco mil setesenta e sessenta) horas.

 

O PRAPS/MV da FAVET/UECE recebeu autorização da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da UECE e foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC) – N° de Protocolo no SisCRMNS 2017-2537 – de acordo com as seguintes áreas:

Área Temática: Atenção Básica / Saúde da Família e Comunidade / Saúde Coletiva

Área de Concentração: Medicina de Animais de Companhia

Área Profissional: Medicina Veterinária

 

O programa está habilitado ao recebimento de bolsas do Ministério da Saúde – Código SIG: 10469 – Área de Concentração: Saúde Coletiva

 

Atualmente são oferecidas 09 (nove) vagas vinculadas às seguintes subáreas (01 vaga/subárea): Anestesiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Diagnóstico por Imagem, Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Pública, Patologia Animal, Patologia Clínica Veterinária e Reprodução Animal.

 

Para ingressar no Programa é necessário que o candidato possua graduação em Medicina Veterinária e seja aprovado em processo seletivo que é realizado anualmente.

 

Os cenários de prática dos residentes do PRAPS/MV incluem o Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC) da FAVET, a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos da FAVET e as Secretarias Municipais de Saúde (Atenção Primária e Vigilância em Saúde – incluindo as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental).