Segundo dia do Minicurso “Socialização, ordem social e engajamentos”

22 de junho de 2016 - 13:51

Iniciamos hoje o segundo dia do minicurso realizado pelo professor Daniel Thin. Quem tiver interesse em participar, basta se inscrever no horário do curso.

O curso tem abordado a relação entre socialização e ordem social (e política). Uma das hipóteses levantadas pelo Prof. Daniel Thin é de que, se a socialização produz uma interiorização do social, é porque ela promove uma interiorização de sua ordem, de categorias de pensamento, de normas institucionais e de hierarquias sociais, participando assim de sua aceitação e de sua legitimação. No entanto, a reprodução da ordem social nunca é total, podendo ser observadas diversas formas. Para analisar isso, é preciso ampliar o conceito de socialização em duas direções, abrangendo: as variedades no processo de socialização (as pessoas não são socializadas de maneira homogênea) e as “socializações secundárias”, as quais acontecem durante os percursos dos indivíduos e nos eventos coletivos (por exemplo, os eventos políticos importantes). Assim, é possível compreender porque o conceito de socialização não implica uma reprodução total da ordem social e como ele pode contribuir para explicar os engajamentos contra ou a favor da ordem social estabelecida.

A pesquisa vem sendo desenvolvida junto ao Acampamento Zé Maria do Tomé, localizado na Chapada do Apodi. O acampamento luta por causas sociais e também ambientais, consequências da pulverização aérea de agrotóxicos e irregularidades na concessão de terras no Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, localizado na Chapada do Apodi, entre os municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré.

O acampamento leva o nome de um dos símbolos dessa luta, José Maria Filho, conhecido por Zé Maria do Tomé, líder comunitário e ambientalistaassassinado brutalmente em 2010 por denunciar o uso de agrotóxicos na região.

No último dia 03 de junho, em reunião de apresentação de sua pesquisa a Linha Cultura, Diferença e Desigualdade, O Porf. Daniel Thin apresentou como tem sido sua participação em campo, quais os desafios metodológicos e seu intenso olhar sobre a questão do militante e do não militante no acampamento. Na ocasião os presentes lançaram questões a cerca dos conceitos abordados pelo Prof.

Vale reiterar que o Prof. Daniel Thin está desde abril no Brasil para desenvolver sua pesquisa e permanece até julho deste ano (4 meses). O mesmo é professor da Université Lumière Lyon 2 e foi contemplado no último edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) com uma bolsa de Pesquisador Visitante (BPV).

 

Este programa de bolsas tem por objetivo fomentar a mobilidade acadêmica, possibilitando a permanência de pesquisadores com comprovada experiência e elevada competência no desenvolvimento da produção científica, tecnológica e de inovação nas instituições de ensino superior (IES) do estado do Ceará.

 

O curso é destinado aos alunos do PPGS e também aos alunos da graduação.


As inscrições podem ser feitas pelo email: ppgs@uece.br  
Para mais informações: (85) 31019887

Haverá emissão de certificados!