Professora Lia Barbosa é contemplada com bolsa de produtividade do CNPq

11 de março de 2024 - 07:16

A Professora Doutora Lia Barbosa, foi contemplada com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, da Chamada CNPq nº 09/2023 – Bolsas de Produtividade. Essa bolsa é um fomento destinado à pesquisadora diretamente e que tem como critério o mérito acadêmico e científico da pesquisadora na área, valorizando sua produção científica, conforme as regras da seleção.

Com vigência de três anos (2024-2027), com o título “Mulheres indígenas e camponesas na defesa territorial e dos comuns na América Latina”, a pesquisa aprovada tem como proposta analisar sociologicamente, a concepção de “territórios para a sustentabilidade da vida” presente no discurso e na práxis política das mulheres camponesas e indígenas vinculadas a dois movimentos socioterritoriais: a Articulación de Mujeres del Campo da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (CLOC), da Via Campesina Internacional, e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). A pesquisa se insere no campo dos estudos agrários contemporâneos, com ênfase no estudo das estratégias de defesa dos territórios articulada por movimentos indígenas e camponeses da América Latina.

O objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

De acordo com a professora Lia Barbosa “a Bolsa de Produtividade em Pesquisa é uma destas formas de financiamento nas diferentes áreas do conhecimento. Entretanto, a conceção da bolsa não está atrelada unicamente à qualidade do projeto submetido, mas incorpora outro critério fundamental, relacionado ao perfil de excelência da pesquisadora ou do pesquisador em suas áreas de atuação, o que é avaliado pelo Comitê Assessor da respectiva área. Entre os critérios de avaliação das pesquisadoras e pesquisadores estão o número de artigos publicados em periódicos indexados e o fator de impacto da produção científica. Neste caso, quando somos aprovadas em uma Chamada Pública para Bolsa de Produtividade do CNPq, na verdade, temos o reconhecimento da nossa trajetória como pesquisadoras pela comunidade científica nacional. É um sentimento de alegria e orgulho termos o nosso trabalho reconhecido, especialmente como mulheres, uma vez que a maioria das bolsas são atribuídas a pesquisadores. Nós sabemos o quanto ainda é desafiador para nós, mulheres, termos um perfil de excelência em nossa atuação profissional, uma vez que nossa jornada de trabalho dentro da economia dos cuidados é maior que a dos homens. Eles, os pesquisadores, terão uma disponibilidade de tempo maior para desenvolver pesquisas, participar de eventos científicos, escrever artigos científicos, etc. Isto é um fato comprovado social e cientificamente. Por outro lado, também fico muito feliz por ser uma das pesquisadoras PQ da Universidade Estadual do Ceará porque isto também significa elevar o reconhecimento de nossa universidade como uma instituição que possui pesquisadoras e pesquisadores de excelência reconhecidos nacional e internacionalmente. Em particular, estou muito feliz pela aprovação do meu projeto de pesquisa, que é parte de um programa de pesquisa mais amplo que venho desenvolvendo nos últimos quinze anos, relacionado à atuação dos movimentos indígenas e camponesas latino-americanos no processo de defesa territorial e dos comuns. No caso do projeto aprovado, que é um desdobramento da pesquisa anterior que desenvolvi também como Bolsista Produtividade, irei analisar as concepções e estratégias de ação duas organizações de mulheres camponesas e indígenas que atuam nacional e internacionalmente. É uma forma de destacar, para a comunidade científica internacional, o papel destas mulheres, suas organizações e movimentos, no enfrentamento da emergência climática, mas também na análise das problemáticas relacionadas à questão agrária e territorial, o que me ocupa dentro da sociologia territorial e em perspectiva latino-americana.”