Professora do PPGS participa de reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos

23 de agosto de 2016 - 18:31

A professora Glaucíria Mota Brasil (PPGS), participa como debatedora nesta terça-feira, 23/08, de reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) com o objetivo de avaliar o material que já foi produzido para o estudo do CEDES sobre Segurança Pública.

 

A reunião será dividida em dois blocos: no período da manhã (de 10:00 às 12:30) será apresentado o relatório do CEDES e no período da tarde (de 14:30 às 17:30) será apresentada e debatida a organização das atividades e os temas.

 

O CEDES é um colegiado composto por dezenove parlamentares-membros e um presidente que, com o suporte técnico de equipe multidisciplinar de consultores legislativos, promove estudos aprofundados de grande relevância nacional, ao término dos quais são elaboradas proposições legislativas e/ou indicações para o Poder Executivo.

 

Os estudos resultam em publicações, as quais são distribuídas para os estudiosos do assunto em questão. Para tanto, o CEDES promove audiências públicas, seminários e debates no âmbito da Câmara dos Deputados e nas Unidades da Federação, ouvindo acadêmicos, pesquisadores, gestores e técnicos de instituições públicas e privadas, assim como especialistas de organizações representativas da sociedade civil.

 

O estudo sobre “Segurança Pública: um Sistema Nacional Pactuado” é relatado pelos Deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e Rubens Otoni (PT-GO). Estarão presentes no evento professores da área de segurança pública como debatedores, além de parlamentares integrantes do CEDES e consultores legislativos que prestam assessoria ao Centro e representantes de entidades e especialistas no tema.

 

O objetivo geral do estudo é diagnosticar os principais problemas afetos à segurança pública, identificar eventuais deficiências das agências de controle social e os óbices à sua efetiva atuação (gargalos), assim como apontar possíveis soluções, ainda que incrementais, para o aprimoramento do aparato de persecução criminal, aumento da sensação de segurança e redução da percepção de impunidade. O estudo pretende ser uma referência para o debate nacional e para o pacto sobre segurança pública com as unidades da federação, com os três Poderes e nos três níveis de Governo.

Fonte: CEDES