Professor Colaborador do PPGS tem grupos de pesquisa aprovados para o VIII Congresso da ABraSD
2 de agosto de 2017 - 18:57
O professor colaborador no PPGS David Barbosa, participará do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito – ABraSD, que ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017, na UNISINOS, Porto Alegre.
Confira as ementas dos dois grupos. Em breve será divulgado o site do evento.
10. DIREITO, BIOPODER E RAZÃO DE GOVERNO
A revolução industrial levou ao surgimento de novas formas de controle social que, em algumas décadas, constituíram toda uma tecnologia de poder – um biopoder – capaz de governar a vida dos indivíduos e das populações numa proporção antes desconhecida. A formação das sociedades disciplinares e de controle implicou um deslocamento da função desempenhada pelo direito nas sociedades de soberania. O Estado deixou de ser o centro do poder, assim como a lei deixou de ser sua essência. Entretanto, a crise da razão jurídica soberana não levou ao fim do direito, mas a seu agenciamento a outras formas de saber sobre o sujeito – psiquiatria, psicologia, pedagogia, linguística – e sobre a sociedade – geografia, estatística, urbanismo, economia – que, em conjunto, caracterizam a racionalidade governamental contemporânea. Nesses termos, este GP objetiva discutir o papel do direito no dispositivo geral de poder da sociedade contemporânea, percebendo as sobredeterminações multideterminadas sobre procedimento e formas processuais, práticas e técnicas judiciárias, em instituições judiciárias e para-judiciárias. Os referenciais teóricos utilizados poderão partir, dentre outros, de: teorias críticas do poder, análises de discurso crítica, filosofias da diferença, Foucault, Deleuze, Agamben, Fairclough, Laclau.
Coordenação: Roberta Liana Damasceno Costa, Doutora, UESPI/PI. David Barbosa de Oliveira, Doutor, FC, UECE/CE.
4 – LINGUAGEM E DIREITO
Este GrP articula estudos e pesquisas na interface entre o Direito e as Ciências da Linguagem, tais como os estudos do Discurso Jurídico, a Interação em contextos legais, a Linguística Forense /Investigativa, e o diálogo entre as Teorias do Direito e do Processo Judicial e as Teorias da Linguagem. Estudos da Cultura na contemporaneidade estão marcados pelo realce do discurso na constituição de representações, identidades, problematizações e compreensões sobre a vida social e cada vez mais se impõe uma perspectiva analítica de natureza interdisciplinar no tratamento desse importante elemento constitutivo das relações sociais, em todos os níveis. As discussões inscrevem-se em diferentes perspectivas teórico-metodológicas advindas tanto do campo da Filosofia, das Ciências Humanas e Sociais, incluindo notadamente a Linguística, o campo discursivo foucaultiano, a Análise do Discurso Francesa (ADF), a Análise Crítica do Discurso (ACD), a Análise Dialógica do Discurso 3 (ADD), a Análise Textual dos Discursos (ATD) e a Teoria do Discurso (TD), entre outras áreas de estudos e pesquisas.
Coordenação: David Barbosa de Oliveira, Doutor, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Virgínia Colares, Doutora, UNICAP/PE.