Fortaleza recebe o lançamento da rede “Todas as artes, todos os nomes” e PPGS é um dos organizazores
14 de outubro de 2016 - 12:00
Nos dias 19, 20 e 21 de outubro próximo, acontecerá o lançamento da Rede “Todas as artes, todos os nomes”, que conta com o apoio do PPGS, resultado das articulações realizadas pela coordenadora Kadma Marques, durante sua viagem à Portugal e consequente lançamento da Rede no mesmo país.
Esta Rede resulta, de princípio, da iniciativa de Glória Diógenes, Lígia Dabul e Paula Guerra. Parte do pressuposto de que as artes se impõem, cada vez mais, como referentes e textos emblemáticos nos marcos da contemporaneidade. Diante das tensões engendradas por singulares crises econômicas, por conflitos de natureza cultural, étnica e religiosa, os limites entre fronteiras, as reiteradas diásporas compõem distâncias e aproximações tendo sido a arte, a paisagem, por excelência, que condensa e acolhe as pluralidades daquilo que Arjun Appadurai denominou de mundos imaginados. Pode, assim, afirmar-se que os contextos múltiplos de crise têm fomentado em todo mundo estratégias singulares de resistência, formação de coletivos que transitam nas dobras sem fronteiras do ciberespaço e apontam a composição de originais paisagens de artes e de criatividade.
Após o lançamento no ESA-Arts (Universidade do Porto, setembro de 2016) e o primeiro primeiro Congresso Internacional da Rede (Lisboa, setembro de 2016), atualmente, a Rede já conta com dezenas de integrantes de Portugal e do Brasil. Esse evento marca o lançamento da Rede no Brasil, no caso em Fortaleza, contando com as presenças de Lígia Dabul (UFF) e Paula Guerra (Universidade do Porto). O “Todas as Artes” se propõe a ser uma rede de redes das paisagens das artes, se constituindo de natureza horizontal, descentralizada e formada por múltiplos atores e linguagens.
O lançamento acontecerá no auditório do Porto Iracema das Artes (dia 20/10, à tarde), com a abertura do II Festival de Ilustração da escola – Ilustra Porto (20/10, à noite), finalizando com a masterclass.
Organizadores:
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Laboratório das Juventudes –LAJUS, Universidade do Porto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Porto Iracema das Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes ICA/UFC, LAMUR- Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas, Sem Título, Descoletivo, Servilost, Cine Ser Ver Luz, Coletivo Audiovisual, e Associação de Moradores do Titanzinho.
De um ponto a outro: traçando rizoma do Todas as Artes em Fortaleza.
PROGRAMAÇÃO:
19/10 (quarta-feira)
17h – Sarau no “Farol do Mucuripe”, no Serviluz.
20/10 (quinta-feira)
Lançamento da Rede “Todas as Artes, Todos os Nomes”:
14h30 – Evento de abertura da Rede “Todas as Artes, Todos os Nomes”: Paula Guerra (Universidade do Porto), Glória Diógenes (UFC), Kadma Marques (UECE), Lígia Dabul (UFF) e as artistas Fernanda Meireles e Marília Oliveira
Local: Porto Iracema das Artes.
18h – Exposição fotográfica “Afetos Urbanos” do grupo Descoletivo, projeção colaborativa de imagens e vídeos, e discotecagem com os DJs Kinas, Alexandre Diógenes e Rafael Silveira.
Local: Aparelho (Sede dos Aparecidos Políticos). Rua Instituto do Ceará, 164, Benfica.
19h – Abertura da exposição do Ilustra Porto (o 2º Salão de Ilustração de alunos e ex-alunos do Porto Iracema das Artes).
21/10 (sexta-feira)
17h – Exposição “Em Desalinho” na Sem Título Galeria
Conversa com artistas e curadores.
Local: Rua João Carvalho, 66.
19:00 – Masterclass “Putos da rua, criações artísticas underground e reconfigurações identitárias juvenis” com a pesquisadora da Universidade do Porto, de Portugal, Paula Guerra.
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes.