Estudantes, direitos e territórios urbanos no Maciço de Baturité
17 de maio de 2019 - 12:27
Estudantes, direitos e territórios urbanos no Maciço de Baturité: uma experiência de territorialização e democratização na assistência estudantil da UNILAB
Resumo:
O projeto surgiu da necessidade de se avaliar qualitativamente os estudantes, suas demandas e mudanças ocorridas nos territórios de Redenção e Acarape em que a Unilab está inserida. O projeto contará com a inserção de duas estudantes do Ensino Médio, assim como realização de atividades/eventos para divulgação dos resultados da pesquisa tanto na escola quanto na universidade. Para a metodologia trabalharemos com a pesquisa ação com aproximação com a educação popular, além da utilização fontes orais, documentais, imagéticas, cartográficas e decorrentes de observação direta de lugares e situações, com instrumentos e técnicas que incluem questionários, visitas domiciliares, observação direta, coleta de dados secundários, entrevistas semiestruturadas, análise visual, grupos focais e dinâmicas de grupo. Como resultados esperamos gerar Constituição de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Geração de dados georreferenciados dos perfis estudantis e dos territórios intraurbanos em Redenção e em Acarape. Formação teórico-prática de cem discentes, com foco nos eixos indicados, ampliando sua consciência, mobilização e atuação políticotécnica e sua formação curricular profissional. Desenvolvimento da política de assistência estudantil da Instituição, através de sua democratização – considerando a participação estudantil – e espacialização. Criação e qualificação de instrumentos e técnicas de identificação. Conclui-se que a publicização dos resultados será importante porque gerará impactos sociais positivos que fortalecerão e capacitarão os agentes envolvidos, além de Sistematização das referências, das experiências e das metodologias, gerando possibilidade de replicação em outros contextos.
Coordenador: Eduardo Gomes Machado