Docente do PPGS publica artigo sobre Pablo González Casanova e a sociologia militante latino-americana

1 de agosto de 2023 - 11:56

 

A Professora do PPGS/UECE, Lia Pinheiro, acaba de publicar o artigo intitulado “Por uma sociologia para a emancipação: Pablo González Casanova e a sociologia militante latino-americana”, publicado na última edição do Brazilian Journal of Latin American Studies, vinculado ao PROLAM-USP. O texto foi escrito em ocasião do natalício de Pablo Casanova, em fevereiro do ano passado.

 

https://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/212262

 

A docente foi aluna de Casanova na UNAM e a partir desse contato pode conhecer sua vasta obra intelectual, que inclui quase trinta livros autorais, tantos outros em coautoria e mais de cem artigos publicados. Este sociólogo mexicano é um dos fundadores da Sociologia Latino-Americana e Caribenha e com contribuições originais, de método e categoria analítica.

 

Pablo González Casanova é um autor que tem sido trabalhado pela docente em disciplinas que ministra na graduação e na pós-graduação. É um dos maiores expoentes da sociologia não só no México, mas reconhecido internacionalmente. No Brasil, são poucos os centros de pesquisa que conhecem sua produção intelectual, como a USP, a UnB, a UFRJ, a UNICAMP, para citar algumas poucas. Ele teve diversas passagens no Brasil pelo Centro Latino-Americano de Ciências Sociais (CLAPS).  Além de ter sido reitor da UNAM, participou da criação do Centro de Estudios Latinoamericanos (CELA) da UNAM, em 1960, do Programa de Posgrado en Estudios Latinoamericanos (PPELA-UNAM) e da consolidação do CLACSO.

 

O autor formou gerações de pesquisadoras e pesquisadores, incluindo Lia Pinheiro, além de Lucio Oliver, que esteve no PPGS no semestre passado.

 

Este ano, Pablo Casanova nos deixou aos 101 anos de idade. O editorial da Brazilian Journal of Latin American Studies faz uma linda homenagem a este sociólogo que, para Lia, é um dos imprescindíveis à teoria sociológica.