Deputado Hugo elogia cartografia da criminalidade de Fortaleza feita pela Prefeitura

24 de novembro de 2011 - 17:32

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Fernando Hugo, divulgou, em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (23/11), publicação da Prefeitura de Fortaleza que traça a cartografia da criminalidade na Capital. O trabalho foi realizado em parceria com o Laboratório de Direitos Humanos e Cidadania (LDHC) sob coordenacão da Profa. Dra. Maria Glaucíria Mota Brasil e o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Hugo classificou o levantamento como “a primeira obra do governo Luizianne (prefeita)” e pertinente, por apresentar dados estratificados das seis secretarias executivas regionais (SERs). “Se você pega a SER VI, tem, tópico a tópico, que áreas são núcleos onde, diariamente, atenta-se contra a paz social”, explicou.

O tucano solicitou ao diretor da Guarda Municipal e Defesa Social, Arimá Rocha, que encaminhe o material ao titular da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra. Rocha é quem assina o documento e foi quem o enviou ao deputado.

O parlamentar citou a comunidade São Miguel como problemática, onde há conflitos e assassinatos diariamente. “É preciso que o Governo do Estado, em vez de comprar e reformar Hilux, olhe isso e ponha nessas áreas uma atenção maior. Faça saturação policial que os bandidos vão correr pra Lavras da Mangabeira do Danniel Oliveira (PMDB) e, de lá, também serão expulsos”, pontuou.

Fernando Hugo defendeu a continuidade dos altos investimentos em segurança pública, como o Executivo estadual faz há seis anos. Contudo, ponderou a necessidade de um melhor planejamento dos gastos. Ele criticou a construção de prédios suntuosos ao invés de melhorias em áreas com elevados níveis de criminalidade.

Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) ponderou a complexidade do tema segurança e, consequentemente, de sua resolução. “Uma das formas de diminuir a violência é o governador colocar em prática o batalhão de divisas, porque o que mais contribui para a violência é o comércio de drogas”, citou.

O deputado Capitão Wagner (PR) disse que existem estudos outros com os mesmos indicativos. “Mas, quando vão colocar em prática, não funciona muito bem”, lamentou, citando o programa Ronda do Quarteirão. “Implementaram sem adaptar à nossa realidade. Como se implanta sem se estruturar inicialmente a comunidade? As UPPs do Rio de Janeiro dão certo porque houve um estudo antes. Tiram os grandes criminosos e dão assistência social às pessoas”, citou.

Já o vice-líder do Governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), afirmou que o Executivo faz o máximo que pode no tocante à segurança pública. “Há de se lembrar o que foi feito com a construção de 50 novas delegacias e Perícia Forense, por exemplo. Ainda é pouco, mas é o que se pode fazer até agora”, argumentou.

BC/CG.

Relatório completo da pesquisa pode ser acessado no site do LABVIDA