Professores do MAPPS participarão do XV CISO
27 de fevereiro de 2012 - 16:00
Os Professores do MAPPS participarão do XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais/Pré-Alas 2012, que será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, entre os dias 04 e 07 de setembro de 2012. O evento tem como tema geral: “DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PAISAGEM HUMANA DO NORTE- NORDESTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, e será promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com Programas de Pós-Graduação: Ciências Políticas, Antropologia e Arqueologia e Políticas Públicas.
GT 25: Violência, Polícia e Prisão: olhares, saberes e dimensões institucionais no Brasil.
Coordenadores:
Profº. Drº. José da Cruz Bispo de Miranda – UESPI
Profª. Drª. Glaucíria Mota Brasil – UECE
Profº. Drº. Milton Júlio de Carvalho Filho UFBA
Ementa: aspectos cultural, social, político e midiático da violência. Dimensões e facetas da violência no âmbito policial, prisional e escolar. Paradoxos e ambivalências da instituição policial no Brasil e as novas estruturas organizacionais. Formação Policial no Brasil. Os múltiplos olhares sobre a prisão e os processos de ressocialização. Novas configurações, saberes e métodos sobre a violência, polícia e prisão. Este Grupo de Trabalho (GT) pretende debater e refletir a temática da segurança pública a partir da problemática da violência, da polícia e da prisão considerando as múltiplas dimensões e facetas (escolar, racial, policial, cultura carcerária, ressocialização e outras) diante de uma sociedade democrática, complexa e pluralista no Brasil, com foco nas regiões Norte e Nordeste.
GT 7: cultura, comunicação e desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas
Coordenadores:
Profº. Drº. Alexandre Barbalho – UECE
Profª. Drª. Lia Calabre – Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ)
Profº. Drº. Fábio Fonseca de Castro – UFPA
Ementa: o objetivo do Grupo de Trabalho é abrigar pesquisas e reflexões, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, sobre as políticas culturais e de comunicação e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolvem a presença do Estado na formulação e execução destas políticas e a relação com a sociedade civil e os movimentos sociais, bem como suas interfaces com o mercado de bens simbólicos, o processo de mundialização cultural e as políticas de identidade. A proposta do Grupo de Trabalho é constituir-se como espaço privilegiado para o debate acerca das pesquisas sobre políticas culturais, sejam estas implementadas pelo poder público, em suas diversas instâncias (municipal, estadual e federal), ou pelos movimentos sociais em suas interfaces com o Estado. As experiências internacionais também serão contempladas, em especial aquelas promovidas pela UNESCO. O objetivo do Grupo de Trabalho não é apenas dar visibilidade às pesquisas, mas possibilitar a elaboração de quadros conceituais, de pesquisas comparadas, de projetos coordenados entre instituições brasileiras e internacionais, bem como fornecer subsídios para os formuladores de políticas públicas de cultura e de comunicação.
Veja programação completa no site do evento: www.ciso2012.sinteseeventos.com.br