Docente do PPGS organiza livro sobre as eleições de 2020 com a participação de vários autores
14 de outubro de 2021 - 06:37
Professor permanente deste PPGS, Emanuel Freitas da Silva lançou livro organizado em que pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras analisam os cenários e os resultados eleitorais do pleito de 2020, seja em capitais seja em grandes cidades. A obra intitulada “Eleições municipais de 2020: cenários, disputas e resultados políticos” conta com 22 capítulos sobre diversos textos, temas como o contexto eleitoral em cenário de pandemia, aspectos relacionados a nacionalização das disputas locais, candidaturas femininas e coletivas, religião, questões partidárias e a dinâmica eleitoral cearense.
Além da organização do livro, o docente também tem um capítulo escrito em parceria com a estudante do curso de Ciências Sociais da FACEDI, Kerolaine Castro de Oliveira. Sob o título “Devolver Fortaleza aos cristão”: a illusio do campo religioso evangélico em torno de Wagner nas eleições 2020”, em que se analisa a aproximação do segmento evangélico em apoio à uma das candidaturas à prefeitura de Fortaleza.
Dois outros docentes deste PPPGS participam da obra. Alexandre Barbalho, analisa a força política do grupo político que governa o Ceará desde 2006 em “O capital político dos Ferreira Gomes: análise comparativa entre as eleições municipais cearense de 2016 e 2020”, e David Barbosa que, em co-produção com Deborah Cavalcante, no texto “Candidaturas coletivas e mandatos compartilhados: novos formatos de representação política no Brasil”, analisa novas dinâmicas do processo de representação no país.
O livro está disponível para download no site do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UECE. Para acessá-lo clique aqui