Nova Chamada de artigos para a Revista O Público e o Privado Nº40
26 de outubro de 2020 - 08:56
A Revista O Público e o Privado abre chamada de artigos para o Nº 40 “Do racismo estrutural às lutas antirracistas: resistências negras no Brasil”. Este número temático da revista pretende abordar o racismo estrutural na sociedade brasileira, as persistentes desigualdades raciais, com a instituição de práticas preconceituosas e discriminatórias, do lugar da mulher negra no mercado de trabalho aos corpos negros que são abatidos pela polícia necrófila do Estado.
Sugestões de temáticas a serem abordadas
– Mestiçagem e ideologia do embranquecimento;
– A atualidade do mito da democracia racial;
– Genocídio da juventude negra;
– A inserção do(a) negro(a) no mercado de trabalho e na educação;
– O lugar do(a) negro(a) nos meios de comunicação;
– Movimentos e lutas no Brasil e em outras terras (USA, África do Sul, Moçambique etc.);
– Histórias de resistências de ontem e de hoje no Brasil;
– Estatuto da Igualdade Racial em foco;
– A Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024) e as politicas de igualdades racial no Brasil : limites e silenciamentos
– Solidão das mulheres negras;
– Intelectuais negros(as) e sua contribuição para o pensamento social brasileiro;
– A imbricação das relações de gênero, raça e classe.
A edição desta edição é da Professora Glaucíria Mota Brasil, docente Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará/UECE;
Organizado por Renata Gonçalves, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. É docente da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista; coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti (NEHS) e do Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unifesp. E Maria Zelma de Araújo Madeira é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora Estadual de Politicas Públicas para a Promoção da Igualdade racial do Ceará (desde 2015). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do NUAFRO – Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Relações Etnico-raciais: cultura e sociedade da UECE.
O prazo para submissão é 30 de abril de 2021 pelo sistema eletrônico da revista. As normas para submissão dos textos encontram-se disponíveis no site:
https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/announcement/view/45