Observatórios, Laboratórios e Grupos de Pesquisa
Linha 1
Observatório Cearense da Cultura Alimentar – OCCA
Objetiva pautar sua atuação sobre três eixos: Pesquisa; Formação e Intervenção. Para tanto, apoiará a elaboração de cursos, bem como a realização de eventos permanentes para debater e avaliar transformações no âmbito da cultura alimentar no estado do Ceará. Almeja ainda a criação de um sistema de informações
georeferenciadas sobre este tema; a apresentação de um banco de dados on line sobre indicadores e links relacionados à realidade da cultura alimentar no Ceará, em sua relação com o Brasil e o mundo; e por fim, a publicação em periódicos qualificados pela Capes sobre os diversos ramos e matrizes que caracterizam a cultura alimentar no Ceará.
Líder: Kadma Marques
@occa_culturaalimentar
Grupo de Pesquisa em Economia Criativa, Cultura e Sociedade
O Grupo de Pesquisa em Economia Criativa, Cultura e Sociedade, atua desde 2012, sob a coordenação da professora Kadma Marques Rodrigues. Desenvolve estudos e pesquisas sobre globalização da Economia Criativa, ou seja, a produção de bens e serviços que têm como traço distintivo o uso da criatividade como elemento principal, resultando da interação de aspectos econômicos, culturais, sociais e tecnológicos dos bens simbólicos. A proposta é conectar a temática da Economia Criativa à formulação conceitual e à análise de seus efeitos locais, regionais, nacionais e internacionais. Visa formar pesquisadores e criar um Observatório da Economia Criativa para a Região Nordeste.
Líder: Kadma Marques Rodrigues
Grupo de Políticas de Cultura e Comunicação/ CULT.COM
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Cultura e de Comunicação (Cult.Com) se propõe a desenvolver pesquisas sobre políticas culturais e de comunicação desenvolvidas tanto pelo poder público, em suas diversas instâncias (municipal, estadual e federal), bem como as implementadas pelos movimentos sociais em suas interfaces com o Estado. As experiências internacionais também são contempladas pelas pesquisas.
Líder: Alexandre Almeida Barbalho
Laboratório de Cultura, Consumo e Mídia – LABCCOM
O Laboratório organiza pesquisas que giram em torno dos significados dos bens culturais, em especial da literatura de entretenimento, na formação de comunidades, grupos, classes e extratos sociais distintos. As pesquisas se centram, particularmente, nas variadas formas através das quais os mais diferentes gêneros literários contribuem para a compreensão das sociedades que lhes dão abrigo, a partir de contextos históricos, políticos e econômicos, os mais díspares. Faz parte do Labccom o grupo de pesquisa registrado no CNPq Literatura de massa: os romances sentimentais e o imaginário feminino.
Líder: Roberta Manuela Barros
@labcocomuece
Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Cidade – CSC
O Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Cidade é um espaço de produção de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação sobre o “fenômeno urbano”. Reúne, de forma central, abordagens teóricas e metodológicas voltadas para pensar o urbano como fenômeno em permanente reinvenção. Nesse sentido, a cidade é pensada a partir da tensão entre as práticas cotidianas dos citadinos, o “fazer-cidade” e os usos esperados pela gestão e pelo planejamento urbano.
Líder: Prof. Dr. Wellington Ricardo Nogueira Maciel
Contatos: e-mail: csc@uece.br;
@csc.uece
Grupo de Estudos e Pesquisas Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes/ GEPE MARGENS
Ainda na mesma linha de pesquisa – Cultura, Diferença e Desigualdade – apresentamos o Grupo de Estudos e Pesquisas Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes/ GEPE MARGENS. Foi criado em 2015, a partir de grupo de estudos formado por estudantes de graduação e pós-graduação do Serviço Social e da Sociologia, sob a liderança da docente Leila Maria Passos de Souza Bezerra, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (UECE). A institucionalização do GEPE Margens junto à UECE ocorreu em de 05/10/2020, mediante a RESOLUÇÃO Nº 4566/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a oportunizar seu registro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e sua certificação em 26/11/2020. Vinculou-se ao PPGS/UECE a partir de 2021, mediante a entrada de sua líder na condição de professora permanente deste programa.
Linha 2
Observatório de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (Observa Saúde)
Criado em 2004 com apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, com financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), tem como objetivo desenvolver pesquisa, divulgar informações, realizar parcerias interinstitucionais, conduzir cursos, analisar políticas públicas dentro do campo das Ciências Sociais em saúde. Articula-se com universidades e instituições do Ceará e do Brasil, Rede de Observatórios do Ceará, Rede Brasil/Canadá de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Em 2020 promoveu diversas “lives” tratando das práticas integrativas e complementares em saúde diante da pandemia do Covid-19.
Líderes: João Tadeu de Andrade e Preciliana Barreto de Morais
@observa.saude
Pensamento Social e Epistemologias do Conhecimento na América Latina e Caribe
O Grupo de Pesquisa visa desenvolver estudos e pesquisas relacionadas aos fundamentos teóricos e epistêmicos do Pensamento Social na América Latina e no Caribe, com o aprofundamento dos aportes teóricos de pensadoras e pensadores da região, bem como da teoria social construída a partir das outras epistemologias do conhecimento, a exemplo das epistemes indígenas, camponesas e afrodescendentes. O Núcleo desenvolverá pesquisas relacionadas às práxis educativo-política dos movimentos sociais e das pedagogias alternativas na construção do conhecimento desde/com/para os próprios movimentos. Nosso intuito consiste em consolidar a sistematização teórico-epistêmica resultante de uma teoria social que se constrói nas interfaces de um Diálogo de Saberes entre os diferentes sujeitos e as diferentes raízes que dão sustentação teórico-epistêmica e metodológica a um Pensamento Social Latino-Americano e Caribenho. Desenvolvemos pesquisas em Cooperação Internacional com o CLACSO. APPeAL e RETOS.
Líder: Lia Pinheiro Barbosa
Site
Linha 3
Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência – COVIO
Criado em 2003, objetiva compreender a produção de sentidos e significados dos conflitos sociais, violência, suas representações e ações de enfrentamento. Sua mais recente produção foi Cartografia da Criminalidade e da Violência em Fortaleza – Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza-GMF (SENASP/Ministério da Justiça). Demais produções encontram-se no site http://www.uece.br/covio/
Líder: Geovani Jacó de Freitas
@coviouece
Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética – LABVIDA
Criado em 2000, o LABVIDA se constitui em espaço de estudo e fomento à pesquisa e à extensão na área de Direitos Humanos, Cidadania e Ética. Tem como objetivos promover pesquisas e atividades de extensão para atender demandas expressas pelas políticas públicas e pela sociedade, estimular debates e estudos
sobre direitos humanos, cidadania e ética na Universidade e realizar consultoria ou assessoria aos órgãos públicos, movimentos sociais, coletivos e às ONGs. Tem pesquisas financiadas por editais de órgãos de fomento como CNPq, CAPES, FINEP, FUNCAP; assim como de parcerias e/ou convênios celebrados tanto com grupos de pesquisa nacional e internacional como com o poder público local e nacional.
Líder: Maria Glaucíria Mota Brasil
Site:http://www.uece.br/labvida/
@labvidauece
Observatório das Nacionalidades
Criado em 2003, tem como objetivo realizar estudos teóricos e empíricos dos processos formadores das nações, das instituições internacionais, dos fenômenos culturais e das políticas de defesa. Promove eventos científicos e edita a revista acadêmica Tensões Mundiais (https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/) Produções: os resultados estão publicados em quatro livros e são divulgados em artigos para periódicos e jornais. Apoiado pelo CNPq e Banco do Nordeste do Brasil – BNB.
Líderes: Mônica Dias Martins e Natália Monzón Montebello
Site: http://uece.br/nacionalidades/index.php/pagina-inicial
@on.uece
Laboratório de Popularização da Ciência nas Áreas de Ciências Sociais e Humanas (LABPOP)
Destacamos ainda o Laboratório de Popularização da Ciência nas Áreas de Ciências Sociais e Humanas (LABPOP), sob a coordenação da docente Leila Maria Passos de Souza Bezerra, com vinculação ao PPGS, em específico à sua linha de pesquisa Sociabilidades e Poder. De natureza mista – a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão – o LABPOP foi criado e institucionalizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE).O LABPOP se lança ao objetivo-desafio de fortalecer as interlocuções cada vez mais férteis e potentes entre universidade e sociedade, sobretudo a alcançar e envolver as camadas populares em tais construções, em consonância com as perspectivas delineadas pelo PPGS-UECE.Este laboratório acadêmico acolhia, até 2024, dois grupos de pesquisa devidamente registrados no CNPq e vinculados a este PPGS-UECE, quais sejam: o Grupo de Pesquisa Política Social, Trabalho e Cidadania (GPPSTC), constituído em 2020 e vinculado ao laboratório em tela desde a sua institucionalização; e o Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes – GEPE Margens
Líder: Leila Maria Passos
Grupo Diálogos Urbanos
O Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares (DIÁLOGOS URBANOS) foi instituído em 2015, tendo como focos centrais de investigação, atuação e educação o urbano e a cidade. Através de ações de educação, extensão e pesquisa, e envolvendo diferentes agentes da sociedade civil, política e acadêmica, busca: impactar a construção coletiva de experiências, saberes, práticas, conceitos, valores, e habilidades; fortalecer os processos, as lutas e as ações pelo direito à cidade; pautar a circulação e o compartilhamento de diferentes epistemologias, teorias e práticas.
Líder: Eduardo Gomes Machado
@dialogos.urbanos
Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH)
Criado em 2016, o Grupo se dedica a atividades de estudo, pesquisa e extensão no Ceará, em especial no Maciço de Baturité, e nos países que compõem a “lusofonia afro-brasileira” (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola) Principais temas de estudo: graves violações de direitos humanos
e democracia, transformações da criminalidade e da violência, políticas públicas de segurança e prevenção da violência, funcionamento do sistema de justiça criminal (policias, judiciário e penitenciárias), violência na escola e história das instituições de controle social e dos saberes científicos sobre violência, crime, punição e segurança pública.
Líder: Francisco Thiago Rocha Vasconcelos
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6311984629334164