Chamada para Dossiê “Religiões afro-brasileiras e a expansão das fronteiras”
12 de setembro de 2019 - 12:12
Encontra-se aberta, até o dia 30 de novembro de 2019, a chamada para envio de artigos para integrar o dossiê “Religiões afro-brasileiras e a expansão das fronteiras” no número 48 da Revista Antropolítica (publicação em Abril de 2020), vinculada ao PPGA/UFF. A proposta visa reunir trabalhos que, a partir de uma perspectiva etnográfica, explorem as estratégias, os conflitos e as consequências da mundialização e transnacionalização das religiões afro-brasileiras, bem como dos processos culturais e políticos que decorrem da expansão das fronteiras nacionais.
A transnacionalização é compreendida como uma forma de interligação cultural e de mobilidade através do espaço, ou seja, como qualquer fenômeno cultural que se estende para além dos limites do Estado-Nação, como um efeito da difusão ou dispersão de pessoas, ideias e artefatos, que podem produzir efeitos nos próprios locais de origem.
Interessa-nos compreender as especificidades das práticas religiosas de matriz afro-brasileira em seu processo de transnacionalização em face de identidades, que se construíram por meio de laços socioculturais históricos com o Brasil. Debater etnograficamente como as novas formas de expressão afro-brasileiras são criativamente produzidas e transformadas em distintas realidades contemporâneas e compreender suas consequências político-religiosas é fundamental para se construir uma perspectiva de contraste ao cenário contemporâneo brasileiro de ataques e perseguição a essas tradições.
O dossiê visa reunir resultados de pesquisas etnográficas, em diferentes contextos nacionais, que explorem as percepções e sentidos das religiosidades afro-brasileiras; as adaptações das manifestações das religiões afro-brasileiras em contextos transnacionais; as distintas dimensões dos rituais e das manifestações artístico-culturais (música, dança, etc.); o papel da tecnologia e das redes sociais na expansão das fronteiras afro-religiosas; a (re)criação de relações sociais; as legislações e a reivindicação de direitos de liberdade religiosa; os conflitos decorrente da realização de ritos e as políticas públicas de proteção ao ambiente.
Os artigos devem ter autoria de, ao menos, um doutor, e serão submetidos à avaliação a cegas de pareceristas externos, atendendo à política da revista, e para dar conta da diversidade de campos empíricos e temas a serem debatidos.
Organizadoras: Ana Paula Mendes de Miranda (UFF), Joana Bahia (UERJ) e Roberta Corrêa (PNPD-UFF)
Prazo: 30/11/2019
As contribuições podem ser enviadas até 30 de novembro de 2019 pelo sistema eletrônico da revista: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions
As normas para submissão dos textos são as mesmas válidas para artigos e encontram-se disponíveis em: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions