Desenvolvimento de uma estrutura conceitual na forma de ontologia para a área de Educação Patrimonia
22 de maio de 2019 - 14:57
Desenvolvimento de uma estrutura conceitual na forma de ontologia para a área de Educação Patrimonial
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa visa abordar a elaboração de tecnologias para a esfera das instituições culturais, pondo ênfase sobre as interfaces entre o domínio das ciências da computação e da cultura. Considerando que o campo da cultura tem passado por um processo de digitalização e que esta dinâmica tem gerado um grande volume de dados no ambiente virtual, torna-se uma tarefa importante voltar-se para as formas de circulação e de exploração deste material. Pondo ênfase sobre o domínio patrimonial, tem-se como questão norteadora desta pesquisa como uma ontologia sobre patrimônio pode subsidiar aprendizagem no campo da educação patrimonial com o público escolar? A partir do conceito de educação patrimonial, têm-se como motivação fazer um estudo sobre o Lajedo da Soledade, um sítio arqueológico localizado em Soledade, distrito de Apodi, no Rio Grande do Norte. O lajedo é considerado como um dos mais importantes do Brasil. Daí o interesse de se estudar o acervo referente ao patrimônio rural deste lugar em específico. Por meio desses estudos, pretende-se encontrar um modo de levantar insumos sobre educação patrimonial, onde estes possam ser usados no mapeamento do conhecimento desta área de domínio de forma a dar suporte à aprendizagem no campo escolar. Para mapear todo o acervo e disponibilizá-lo para o público escolar, é necessário desenvolver uma tecnologia que seja capaz de armazenar todos os dados, inferi-los e, posteriormente, em cima deles, gerar conhecimento. Um aparato tecnológico que viabiliza esta problemática é o desenvolvimento de uma ontologia. O termo “ontologia” é um conceito bastante abordado dentro da Filosofia, onde tem por instrumento o estudo das características mais gerais do Ser, das coisas, tais como em si mesmas, real e verdadeiramente. Dentro do contexto de Tecnologia da Informação ontologias são utilizadas para capturar conhecimento sobre um domínio de interesse. Ela descreve os conceitos de um domínio e também as relações que existem entre esses conceitos. Para se criar ontologias, pode-se usar uma ferramenta chamada Protégé, que trata-se de um editor de ontologias na linguagem OWL – Ontology Web Language, uma linguagem baseada em lógica descritiva. Esta ferramenta é open source e pode ser baixada gratuitamente. Uma vez compreendida as necessidades dentro da área da educação patrimonial, este estudo terá como objetivo usar uma ontologia para a modelagem do domínio, onde, após estudos e análises, será possível compreender sua essência, procurando então disseminar, compartilhar, buscar e recuperar informações através de suas funcionalidades dentro do campo da educação patrimonial.
Coordenação: Gerciane Maria da Costa Oliveira
Financiamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA | CAPES
Prazo de realização: até agosto de 2019