Formação, recrutamento e circulação das elites cearenses a partir dos anos 1950
10 de maio de 2019 - 18:09
RESUMO
O projeto se propõe a contribuir na ampliação dos estudos sobre as elites cearenses, tendo como recorte temporal o período que se inicia nos anos 1950 e chega aos dias correntes, recorte que se apoia no pressuposto de que, a partir daquela década, o Ceará viveu transformações estruturantes no sentido de sua modernização que se contrapõe a um passado agrário e oligárquico. Como marcos desse processo, tem-se, nos anos 1950, a criação do Banco do Nordeste do Brasil e da Universidade Federal do Ceará; nos anos 1960 e 1970, os governos de Virgílio Távora e suas políticas de planejamento; e a partir dos anos 1980, os Governos das Mudanças e seus sucessores com o discurso da modernização. A questão geral da investigação é como se formam, circulam e são recrutadas estas elites modernizantes nos mais diversos campos (político, econômico, burocrático, religioso e intelectual)?
A proposta filia-se ao paradigma interdisciplinar da sociologia histórica e mais especificamente à fundamentação teórica desenvolvida por Pierre Bourdieu para entender que as sociedades contemporâneas são constituídas por diversos campos, relativamente autônomos entre si, com estruturas e lógicas de poder, bem como princípios de legitimação específicos, que, por sua vez, exigem formação, instituições, ethos e capital próprios, disputados pelos agentes que constituem cada um dessas esferas sociais.
Como suporte metodológico, recorre-se à análise sócio-histórica, ou seja, a reconstituição das condições sociais e históricas de formação, circulação e recrutamento das elites cearenses. Para tanto, o primeiro passo é identificar e descrever as situações espaço-temporais em que estas elites surgem. O segundo é reconstruir as forças materiais e simbólicas que atuam nos diversos campos. Isso implica em analisar as estratégias, os valores e as tomadas de posição de seus agentes. Diversas técnicas e fontes serão mobilizadas por meio desse suporte metodológico, dentre as quais: 1. Análise documental; 2. Análise hemerográfica; 3. Entrevista semiestruturadas; 4. Análise sociográfica