OCCA recebe geógrafa marroquina para palestra
14 de fevereiro de 2018 - 18:00
O Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa) retoma sua programação de palestras, no próximo dia 20, com o tema Marrocos, natureza árida: como desenvolver. O assunto será abordado pela geógrafa marroquina Saida Kermadi, professora da Université Lumière Lyon 2, na França.
Kermadi, que também é especialista em Climatologia e análise de imagens de satélite, dentre outras qualificações, vai relatar suas pesquisas e experiências em criação de alternativas para desenvolvimento social e econômico, considerando principalmente a produção de alimentos na específica condição climática do Marrocos e na perspectiva das organizações e agrupamentos sociais.
“Nosso interesse em trazer essa palestra para cá vem da semelhança climática entre o Marrocos e o Nordeste brasileiro”, explica a socióloga Kadma Marques, coordenadora do Occa. “Kermadi estuda, dentre outras coisas, como se produzir alimentos em condições naturais tão adversas como a marroquina. Por conta disso, acreditamos que é interessante pensar, a partir dessa singularidade, quais seriam nossas alternativas não só de produção de alimento, mas de desenvolvimento. Em que medida a experiência marroquina que Kermadi compartilhará conosco se aplicaria a realidade nordestina e cearense, em particular”, afirma.
O evento é uma realização do Occa e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece. A fala de Kermadi terá início às 10h, no auditório do Museu da Indústria, em Fortaleza. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
SERVIÇO
Palestra tema Marrocos, natureza árida: como desenvolver, com Saida Kermadi.
Local: Museu da Indústria (rua Dr. João Moreira 143 Centro – Fortaleza, Ceará)
Horário: 10h
Gratuito