PPGS realiza Mostra de Filmes “Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro”

10 de janeiro de 2017 - 14:23

 

Compondo as atividades da disciplina de Sociologia Rural, a ser ministrada pelos professores Roberto Marques, Gerciane Oliveira, Peter Rosset e Sandra Gadelha, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE realiza em parceria com o Museu da Cultura Cearense (MCC), a Mostra de Filmes Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro.

O objetivo da Mostra é problematizar as diversas representações do mundo rural a partir da região Nordeste do Brasil, retratada no cinema brasileiro com recorrência, sobretudo a partir do advento do Cinema Novo, na década de 1950. A região chama atenção por sua constituição geopolítica diferenciada, sendo alvo de interpretações concorrentes, elaboradas a partir de polarizações do tipo sertão versus litoral. Sua história foi marcada por gritantes desigualdades sociais, materializadas em tensões entre grupos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais. Tudo isso aponta a necessidade de análises em profundidade, realizadas por abordagens que articulem distintos campos do conhecimento, a exemplo da ciência e da arte.

A mostra acontece de 24 a 27 de janeiro e contará com uma exibição por dia, seguida de debate com convidados que lançarão um olhar sociológico, historiográfico e comunicacional em relação às obras.

 

As exibições acontecerão no mini auditório do Museu da Cultura Cearense (MCC/CDMAC), localizado no piso térreo, na entrada principal (Avenida Presidente Castelo Branco) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), a partir das 14h.

 

Programação de exibições:

>> 24/01 – 14h

      Viajo porque preciso, volto porque te amo (1h 15min / 2010 – Brasil)

      Debatedor: Osmar Gonçalves (Comunicação/UFC)

>> 25/01 – 14h

      Árido Movie (100min / 2006 – Brasil)

      Debatedor: Meize Lucas (História UFC)

>> 26/01 – 14h

      Abril Despedaçado (1h 45min / 2002 – Brasil)

      Debatedor: Igor Monteiro (Sociologia)

>> 27/01 – 14h

      Boi Néon (1h 40min / 2016 – Brasil)

      Debatedor: Sander Castelo (História/UECE)