Defesa de tese da doutoranda Patrícia de Pontes Teixeira L. Alhadef
22 de agosto de 2023 - 13:08
A tese da doutoranda Patrícia de Pontes Teixeira L. Alhadef investiga as crises da democracia, entre os anos de 2011 até 2022, intervalo que concentra os governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e Bolsonaro.
Por esse tempo o presidencialismo de coalizão se manifesta, assumindo contornos distintos, provocando reações controversas.
A tese central é a de que o presidencialismo de coalizão afeta negativamente a democracia. O modelo encontra-se no limite em consequência da explosiva associação entre federalismo, bicameralismo, multipartidarismo e indisciplina partidária no Congresso.
Analisa os discursos dos presidentes em associação com o modelo de coalizão por eles estabelecido, considerando que a racionalidade dos atores nesta decisão é limitada: Dilma, a presidente interpelada; Temer o “conciliador indesejado” e Bolsonaro o fenômeno em rota de colisão.
Para execução deste estudo, selecionou o método da análise do discurso crítica, por permitir perceber como um objeto simbólico produz sentido, aliada à pesquisa bibliográfica e documental.
A investigação revela a necessidade de uma reforma política que envolva transparência e responsabilidade dos agentes na formação de coalizões, a fim de que a democracia seja resguardada.
Link no instagram: https://www.instagram.com/p/CwIv8oLuR5I/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==