NOTA DE APOIO

14 de maio de 2019 - 15:31

Vivenciamos medidas que estão a comprometer seriamente o futuro da educação brasileira e, particularmente, da pesquisa e da pós-graduação. Conforme recente decisão da CAPES, diversos programas de mestrado e doutorado perderam bolsas que aguardavam ser preenchidas por novos(as) estudantes. Esse momento é apenas a Fase 1 de uma política que contraria as metas do PNPG 2011-2020, reduzindo o investimento para a pós-graduação, por meio do corte de bolsas. Na Fase 2, haverá, segundo a CAPES, o “congelamento” de bolsas à medida que elas fiquem vagas dos atuais usuários. Essa ação será aplicada, no percentual de 30% das bolsas, a cursos com nota 4 nas duas últimas avaliações periódicas (2010-2012 e 2013-2016) e, no percentual de 70%, a cursos com nota 3 nas duas últimas avaliações periódicas, ou que caíram de nota 4 para 3.

Diante da gravidade da situação, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) decidiu, por unanimidade, apoiar a greve nacional em defesa da Educação, marcada para o dia 15 de maio.

A Coordenação do PPGE/UECE, por conseguinte, conclama a professores(as), estudantes e pessoal técnico-administrativo a se unirem a esse movimento nacional contra os cortes no orçamento da educação e da pesquisa.

A Coordenação do PPGE/UECE