Professores da UECE contemplados pela Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa

5 de fevereiro de 2024 - 10:46 # # # # #

Pesquisadores do grupo de pesquisa EDUCAS e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE foram contemplados pela Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 que apoia projetos de pesquisa em cooperação internacional. O projeto “Políticas Educacionais Sul-americana – Argentina, Brasil, Chile e Uruguai: formação inicial, professores iniciantes e trabalho didático”. A proposta parte de uma perspectiva investigativa inserida no debate geopolítico Sul-Sul, com foco nas políticas educacionais destinadas a formação de professores de quatro contextos sul-americanos nos últimos dez anos (2014-2023). Caracterizada como uma pesquisa em cooperação, parte da seguinte questão: como as políticas educacionais formuladas e implementadas nesses quatro países orientam a iniciação à docência na formação inicial, o apoio e acompanhamento de professores iniciantes e o trabalho didático nos processos de formação inicial e continuada?

O projeto aprovado tem vigência de 24 meses e resulta da articulação do grupo Educas/PPGE-UECE com a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP (coordenação geral do Projeto), a Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, a Universidad ORT Uruguay, a Universidad de Los Lagos do Chile e a Universidade de La Plata – UNLP da Argentina. Além de recursos de custeio, a iniciativa agrega também bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Sênior (DES), Pós-Doutorado no Exterior (PDE), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior (DEJ) e Doutorado Sandwich no Exterior (SWE).