PPGE, PPSAC e IFCE realizam missão conjunta a instituições de Portugal e Espanha
13 de novembro de 2024 - 15:39 #Espanha #Portugal #PPGE #UECE
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio de seus Programas de Pós-Graduação, especificamente os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), Saúde Coletiva (PPSAC/UECE) e Ensino e Formação Docente (PPGEF/IFCE), realizaram missão técnico-científica no exterior no período de 25 de setembro a 5 de outubro de 2024.
Lideradas pelos docentes prof. Dr. José Airton de Freitas Pontes Junior (PPGE e PPSAC/UECE), prof. Dr. Antonio Rodrigues Ferreira Junior (PPSAC e MEPGES/UECE) e Leandro Araujo de Sousa (PPGEF/IFCE-Unilab), a equipe de pesquisa com 4 docentes, 1 pós-doutoranda e 7 discentes de ambas as instituições apresentou trabalhos no no 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2º CIIPEE) no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA, Lisboa), realizou reuniões de discussões projetos de pesquisa na Escola de Psicologia da Universidade do Minho – Campus Gualtar, Braga (UMinho, Portugal) junto ao professor Catedrático Leandro Almeida e visita técnica e reunião de cooperação com a profa Dra Carmem Morante da Faculdade de Educação da Universidade Santiago de Compostela (Campus Vida, Espanha), além de reuniões com a presidente do Instituto de Educação da UMinho, profa. Dra. Beatriz Pereira, e com setores de avaliação do Ensino Superior da Universidade do Minho e da Universidade da Coruña, Espanha.
Além disso, tivemos reuniões com presidente da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC, Portugal), profa Dra Joana Casanova. A Adipsieduc congrega investigadores de Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal em pesquisas que envolvem, principalmente, a qualidade do Ensino Superior.
Agradecemos a SME/FUNECE, FUNCAP, CAPES e CNPq pelo financiamento e ressaltamos a importância desses projetos que oportunizaram a articulação com as colaborações estrangeiras e o fortalecimento dos grupos de pesquisa envolvidos nessa ação.