Pesquisadoras do PPGE/UECE realizam pesquisa-formação e seminário na Universidade de Évora – Portugal

7 de maio de 2024 - 10:58 # # # #

A professora do Centro de Educação – CED – Ana Cristina de Moraes (que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE), juntamente com a doutoranda pelo PPGE Juliane Gonçalves Queiroz realizaram, de 07 a 13 de abril de 2024, uma missão formativo-investigativa em Portugal. A partir de um convênio firmado entre a Universidade de Évora-PT e a UECE, as pesquisadoras ampliaram seu foco de Pesquisa-formação para outros contextos, visando tanto proporcionar momentos formativos em turmas de licenciatura e de Mestrado em Educação e Arte, como também realizaram um Seminário Acadêmico que refletiu sobre a abordagem da Pesquisa-Formação e também explicitaram todas as investigações concluídas e em andamento de pesquisadoras (es) vinculados ao Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH.

As intervenções foram muito relevantes para expandir as experiências investigativas no campo da formação estética de docentes, especialmente sobre os saberes estético-artísticos mobilizados em processos inovadores de formação docente em países diversos, que é o recorte temático da pesquisa em desenvolvimento da professora Dra. Ana Cristina de Moraes. E também sobre a Dança como potência artístico-estética no processo de formação inicial em cursos de Pedagogia, tese de doutorado em andamento da pesquisadora Juliane Gonçalves Queiroz.

A profa. Dra. Conceição Leal da Costa, docente receptora na Universidade de Évora, possibilitou a abertura a significativos momentos formativos junto a estudantes de Licenciatura em Formação de Professores do Ensino Básico (1º e 2º Ciclos), bem como em turmas de Mestrado em Ensino de Música e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo da Educação Básica.

Nestas três turmas, as pesquisadoras brasileiras realizaram, respectivamente: apresentação de suas pesquisas e lançamento do livro “Literatura de Cordel em impulsos criativos na formação docente” (2023) – de autoria de Ana Cristina de Moraes e Eloilma Moura Siqueira Macedo; visita e acompanhamento de experiência de Estágio Supervisionado na Escola Básica Quinta da Vista Alegre, em turma de 4º ano do 1º Ciclo; realização de workshop em turma de licenciatura em Formação de professores do Ensino Básico (1º e 2º ciclos), sobre Pesquisa-formação com apresentação do “Compartilhamento dançado a partir da obra Eu, Tu e Nós”, obra de dança, por Juliane Queiroz, com reflexões sobre Dança e Pedagogia, Arte e Educação; produção de narrativas por meio de práticas artístico-pedagógicas; compartilhamento de experiências investigativo-formativas e estético-artísticas; realização de Seminário sobre Pesquisa-Formação e produção artístico-pedagógicas em turma de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo da Educação Básica e; participação no Seminário “Estratégias e Metodologias Inspiradoras – A Escola da Ponte” (em evento voltado à formação de professores do Ensino Básico de Évora).

Outros aspectos de fundamental importância que estão sendo constituídos com este convênio é a possibilidade de parcerias no referente a publicações, participação em bancas avaliativas de dissertações ou teses, realização de supervisões de Doutorado e Pós-Doutorado, em ambas as universidades e realização de outras atividades acadêmicas como simpósios, cursos etc.