Oficinas do PPGE/UECE exploram a integração entre Formação e Prática Docente em Literatura no Ensino Médio

6 de março de 2024 - 14:50 # # # # # # #

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebra mais uma iniciativa transformadora voltada para a educação no estado. A oficina “O Professor de Literatura: relação entre a Formação e o Trabalho Docente no Ensino Médio”, realizada entre outubro e dezembro de 2023, é parte integrante do trabalho de tese do doutorando Francisco Thiago Chaves de Oliveira, pertencente à turma de 2021, sob a orientação do professor Dr. Elcimar Simão Martins.

A proposta da oficina, com carga horária total de 40 horas, teve como foco principal estabelecer uma conexão mais estreita entre a formação acadêmica e a prática docente no ensino de Literatura. Direcionada a docentes da rede estadual de ensino do Ceará, a atividade buscou promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios e as possibilidades que permeiam a atuação do professor de Literatura no Ensino Médio.

Thiago Chaves, em seu trabalho de tese, explora as interseções entre a formação no âmbito acadêmico e a aplicação prática desses conhecimentos no contexto escolar. A orientação do professor Dr. Elcimar Martins proporciona um suporte fundamental para a condução da pesquisa, enriquecendo a proposta das oficinas desenvolvidas.

“A oficina foi uma oportunidade única de colocar em prática os aprendizados da minha pesquisa de tese, orientações e debates realizados com o professor Elcimar. Compartilhando conhecimento e experiências com os professores da rede estadual do Ceará, da qual faço parte como professor. Fico satisfeito em ver que o trabalho desenvolvido no PPGE tem impacto direto na formação dos educadores e, consequentemente, na qualidade do ensino”, destaca o doutorando.

Para o professor Elcimar Martins, “A participação ativa dos professores durante as oficinas evidenciou a pertinência e a relevância dessas ações de formação continuada. A troca de saberes entre os participantes – docentes da rede pública de ensino, pesquisadores da Uece e convidados/as da Unilab, do IFCE, da Seduc – colaborou para a reflexão sobre a formação docente e o trabalho com a literatura no Ensino Médio, fortalecendo o compromisso do PPGE Uece em contribuir ativamente para uma educação socialmente referendada no Ceará”.

Dessa forma, a oficina “O Professor de Literatura” representa mais um exemplo do impacto positivo das pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes do PPGE Uece na sociedade cearense. Ao unir teoria e prática, a iniciativa reforça o compromisso da universidade em formar profissionais capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da educação, consolidando o papel do programa como agente transformador na construção de uma educação de qualidade.