Formação continuada em Planejamento e Avaliação Educacional

29 de novembro de 2022 - 13:48

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/CED/UECE) está ofertando a disciplina Planejamento e Avaliação na Formação de Professores para seus discentes de mestrado e doutorado, mas também como curso de formação continuada para os professores da UECE que tem interesse na temática.

A disciplina/curso ocorrerá do dia 19 às 23 de dezembro de 2022, com atividades presenciais pela manhã e atividades a serem realizadas individualmente e em grupos orientadas pelos docentes no horário da tarde. Para fechamento da carga horária, ainda teremos encontros e reuniões de discussão e tira-dúvidas.

A seguir, mais informações sobre a disciplina/curso:

Curso/Disciplina: Planejamento e Avaliação na Formação de Professores (60h/a)

Professores responsáveis:

Dr. Antonio Germano Magalhães Junior (PPGE/UECE)

Dr. José Airton de Freitas Pontes Junior (PPGE/UECE)

Drª Maria Lourdes da Silva Neta (IFCE)

Dr. Leandro Araujo Sousa (IFCE)

Local de realização: Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, UECE.

Solicitação aos candidatos: Somente devem fazer inscrição professores da UECE que possam cumprir os horários determinados para realização do curso/disciplina.

Inscrições: A inscrição para docentes da UECE deve ser feita exclusivamente pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDpv3aBQyeDaDTNcG7wtjYAJH6gzDGrKtGlBMFw3aC0kCJKA/viewform

Ementa: Aspectos históricos do planejamento e da avaliação educacional. Importância do planejamento e a Avaliação na formação do educador. O processo de ensino. Elaboração e análise de planos e projetos de ensino. O Programa, o Projeto e o Plano. Avaliação de ensino e aprendizagem. Dispositivos didáticos para o planejamento do ensino e a relação entre planejamento e avaliação. A avaliação como elemento de pesquisa da prática pedagógica. Elaboração de processo e instrumentos de avaliação.

Objetivos:

– Compreender, numa perspectiva histórica, as relações teóricas e práticas dos modelos e processos de planejamento e avaliação do ensino;

– Estabelecer relação entre planejamento e avaliação;

– Conhecer os modelos de Planos, Programas e Projetos;

– Identificar os conceitos e usos do planejamento e da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem;

– Analisar as abordagens metodológicas do planejamento e avaliação, seus tipos, suas técnicas e instrumentos, as contribuições e limitações para o processo de formação docente;

– Elaborar planejamento de disciplina e instrumentos de avaliação.