EDUCAS/PPGE/UECE em Missão de Pesquisa no Chile

20 de junho de 2023 - 16:25 # # # # # # # #

Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE, vinculados ao grupo de pesquisa EDUCAS, realizaram missão de pesquisa ao Chile no período de 7 a 18/06/23. A iniciativa contou com o apoio do PPGE, do CNPq e da Funcap.

A equipe, composta de 7 integrantes, foi acolhida pelo professor Dr. Ilich Peña Silva, da Universidad de los Lagos e do Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa – IESED, coordenador da área de pesquisa “Justicia social y formación docente” deste órgão.

A Missão abrangeu, além do contato com a Diretoria do IESED para firmar interesse em cooperação acadêmica institucional, visita a Universidade Metropolitana de Ciências da Educação (UMCE); apresentação sobre experiências brasileiras de mentoria docente no Centro de Peffeccionamiento, Experimentacion e Investigaciones Pedagógicas (CPEIP), setor vinculado ao Ministério da Educação do Chile; imersão em duas escolas, sendo uma mista e pública – a Escuela Território Antartico – e outra privada, confessional e com subsidio do governo, destinada apenas para meninos – o Liceu Salesiano Dom Bosco.

A imersão nas escolas propiciou conhecer o Programa de Integração Escolar (PIE), destinado a inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas , bem como observar cinco aulas desenvolvidas em codocencia (dois professores).

Foram estabelecidos, ainda, contatos com professores doutores de várias universidades chilenas e da República Dominicana, onde também há investimentos na política de formação de professores iniciantes.

A Missão ao Chile agregou e ampliou conhecimentos acerca da educação e formação de professores no Chile, abrindo espaço de articulação para a realização de ações futuras entre Uece/PPGE e ULagos/IESED.

Clique para visualizar mais fotos