Mestrado

15 de julho de 2013 - 17:54

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da UECE é constituído por 4 linhas de pesquisa:

A) Formação, Didática e Trabalho Docente:
  • Núcleo 1 – Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas
    Ementa: A Pedagogia, a Didática, as práticas e os saberes docentes na formação dos professores como possibilidade de práxis, a partir dos desafios e contradições que se evidenciam na sala de aula e na sociedade.
  • Núcleo 2 – Ensino e suas Tecnologias
    Ementa: Formação docente para o ensino de Matemática, abordando os aspectos didáticos, metodológicos, históricos e tecnologias utilizadas.
  • Núcleo 3 – Arte, Memória e Formação
    Ementa: Desenvolver pesquisas que versam acerca da Arte, ensino de Arte ou história da Arte, nas suas interfaces com educação e formação docente, bem como sobre a (auto)biografia de educadores(as) que influíram no contexto sóciohistórico e educacional nacional e local.


B) Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação:

  • Núcleo 1 – Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação
    Ementa: Investiga o desenvolvimento profissional como processo que envolve a constituição do sujeito, com ênfase na formação e na prática docente em diferentes níveis, modalidades e contextos, articulando-os ao currículo, à cultura (institucional, educacional e social) e a inovações pedagógicas.
  • Núcleo 2 – Formação, Profissão e Práticas Educativas em Saúde
    Ementa: Investiga a formação, a docência, a pesquisa em educação e saúde, o processo de ensino e de aprendizagem e práticas educativas. Focaliza o percurso formativo, a história e a saúde docente; a profissão, o ensino, a prática educativa em saúde e a integração da pesquisa na formação docente na Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos acerca da pesquisa, formação, ensino, currículo, propostas metodológicas, análise e avaliação curricular em saúde, incluindo também as especificidades e nuances no ensino de Enfermagem, Educação Física Escolar e Psicomotricidade.
  • Núcleo 3 – Aprendizagem e Subjetividade no Percurso de Formação e Prática Docente
    Ementa: Enfoca o processo de desenvolvimento docente em relação a como os professores aprendem em seus percursos de formação inicial e continuada. Além disso, articula esses elementos aos aspectos da dinâmica emocional e funcionamento cognitivo dos professores que interferem em sua forma de exercer a docência, tais como a saúde mental, a identidade e as características da subjetividade.


C) Formação e Política Educacional:

  • Núcleo 1 – Política e Gestão Educacional
    Ementa: Estudos e pesquisas sobre política educacional e gestão articulados à formação docente, com ênfase na educação profissional.
  • Núcleo 2 – Tecnologias Digitais em Educação
    Ementa: Estudos e pesquisas sobre a formação de professores com e para o uso de tecnologias digitais e educação a distância, considerando as políticas educacionais contemporâneas.
  • Núcleo 3 – História e Avaliação Educacional
    Ementa: Estudos e pesquisas sobre políticas educacionais, focando a formação de professores no âmbito da avaliação educacional, na história da educação e do ensino de história.


D) Marxismo e Formação do Educador:

  • Núcleo 1 – Marxismo como Ontologia do Ser Social
    Ementa: Trabalho, educação e formação humana; pressupostos onto-históricos da educação emancipatória.

  • Núcleo 2 – A Formação do Professor no Contexto do Capitalismo Contemporâneo
    Ementa: Trabalho, educação e reprodução do capital; o processo de mercantilização do ensino e seus desdobramentos sobre a formação docente.


Ementa: Formação docente para o ensino de Arte e Matemática, abordando os aspectos metodológicos, históricos e tecnologias utilizadas.