Curso de Instrumentos de Pesquisa e Avaliação
4 de março de 2026 - 21:46 #Avaliação #Curso #IMPA #Instrumentos #Leandro Almeida #pesquisa

O professor catedrático Leandro da Silva Almeida da Universidade do Minho (Portugal) estará na Universidade Estadual do Ceará (UECE) ministrando curso intitulado “Instrumentos de Pesquisa e Avaliação” (30h, 2 créditos) nos dias 5, 6, 12 e 13 de março de 2026, de 8h30 às 16h30m nas dependências do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que ficam no Campus do Itaperi da UECE, de modo apenas presencial.
O curso está sendo organizado pelo Projeto de Extensão Formação em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (FormAção IMPA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
O curso irá tratar dos seguintes temas: construção e validação de instrumentos; conceitos psicométricos (sensibilidade, precisão, validade, etc.) e normas; efetivação dos cálculos e interpretação dos resultados; questões éticas.
O prof. Dr. Leandro da Silva Almeida é professor Catedrático da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho, Portugal). Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto com estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). É professor da Universidade do Minho desde 1988 e que desempenhou vários cargos institucionais, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Académico (2000/02) e Vice-Reitor (2006/09) da Universidade do Minho. Recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho em 2019.
O curso de “Instrumentos de Pesquisa e Avaliação” será ministrado em formato de disciplina para discentes dos cursos de mestrado e doutorado da UECE dos PPGs parceiros e no formado de curso de extensão para toda a comunidade interessada pelo Projeto de FormAção IMPA.
Quem for discentes de mestrado ou doutorado dos PPGs parceiros mencionados, deve fazer a inscrição na secretaria do seu curso. As demais pessoas interessadas no curso, devem fazer a inscrição no link abaixo do Projeto FormAção IMPA:
Para mais informações, entre em contato com o coordenador do Projeto de Extensão FormAção IMPA, prof. Jose Airton F. Pontes Júnior pelo email jose.airton@uece.br.