Docente do PPGE/UECE realiza missão acadêmica na França e visita técnica em Portugal fortalecendo cooperação internacional em História da Matemática
4 de novembro de 2025 - 17:08 #educação #frança #observatorio #Portugal #PPGE #projeto #SME #UECE
Entre os dias 30 de setembro e 07 de outubro de 2025, a Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Costa Pereira, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), desenvolveu importante missão acadêmica na Europa, com programação científica na França e em Portugal, consolidando parcerias internacionais para pesquisa em História da Matemática e a formação de professores.
Em Portugal, entre 30 de setembro e 02 de outubro, a Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Costa Pereira, docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizou visitas técnicas e atividades de pesquisa na Universidade de Lisboa (UL), no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).
As atividades integram o projeto de pesquisa intitulado “Construindo interfaces entre história e ensino da matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos entre os séculos XV a XVII para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica”, submetido à PROPGPq/UECE em 15 de fevereiro de 2025.
A visita técnica integra as ações do Projeto Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). O projeto tem como principal objetivo desenvolver pesquisas acadêmicas voltadas à realidade educacional da rede municipal de Fortaleza, a partir de temas e metodologias previamente validados pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
A iniciativa busca investigar fenômenos educacionais em contextos escolares reais, contribuindo de forma direta para a produção de conhecimento científico e para a formação qualificada de pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu. Além disso, o projeto fortalece o diálogo entre universidade e rede pública de ensino, promovendo a integração entre teoria e prática, e ampliando o impacto social das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UECE.
Durante a visita técnica, a professora teve a oportunidade de conhecer espaços e acervos da Universidade de Lisboa relacionados à História da Matemática e à utilização de instrumentos científicos em contextos pedagógicos e museológicos.
No Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), foram realizadas observações e registros de instrumentos matemáticos históricos, pertencentes ao acervo museológico, considerados fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa.

Entre as atividades, destacam-se os encontros e diálogos técnicos com importantes pesquisadores e curadores portugueses, como:
- • Profa. Dra. Marta C. Loureiro, diretora do MUHNAC;
- • Profa. Dra. Maria do Carmo Elvas, curadora do Museu;
- • Prof. Dr. Samuel Gessner, pesquisador do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), da Faculdade de Ciências da UL;
- • Prof. Dr. Renato Bispo, diretor do Laboratório em Design e Artes (LIDA) e Professor Coordenador na área de design de produto na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), que faz parte do Instituto Politécnico de Leiria.
- • Profa. Ms. Anabela Teixeira, professora de Matemática da Escola Secundária de Camões e curadora do MUHNAC.
Durante as reuniões, foram discutidas metodologias de estudo e preservação de instrumentos matemáticos dos séculos XV a XVII, além da possibilidade de futuras colaborações científicas entre as instituições.

O Prof. Dr. Samuel Gessner é coordenador do projeto “Culturas da matemática: instrumentos, astros e relógios entre a matemática prática e a teórica na véspera da modernidade europeia” (FCT 2020.02581.CEECIND, 2021–2026), que apresenta interfaces diretas com o projeto da UECE.
Além disso, o professor integra a banca de doutorado da discente Verusca Batista Alves, orientanda da Prof.ª Ana Carolina, que utiliza em sua pesquisa um instrumento original pertencente ao acervo do Prof. Gessner. Essa interação reforçou a parceria científica internacional e proporcionou um momento de grande relevância para o avanço da pesquisa da doutoranda.

A visita técnica resultou em importantes coletas de materiais, imagens e registros documentais que serão utilizados no desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas inovadoras na área de História e Ensino da Matemática.
A experiência também fortaleceu os laços institucionais entre a UECE e o CIUHCT/Universidade de Lisboa, ampliando as perspectivas de cooperação internacional e contribuindo para a internacionalização da pesquisa acadêmica da Universidade Estadual do Ceará.
“Essa experiência foi extremamente enriquecedora, pois permitiu o diálogo direto com pesquisadores de referência internacional e o contato com acervos históricos únicos. As informações e materiais obtidos serão fundamentais para o desenvolvimento das próximas etapas do projeto”, destacou a Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Costa Pereira.
Na França, entre os dias 03 e 07 de outubro, a Prof.ª Dra. Ana Carolina, realizou missão acadêmica, com atividades no Institut Henri Poincaré, em Paris, e na Université de Limoges, em Limoges.
A viagem teve como objetivo participar de eventos internacionais voltados à História da Matemática, à formação de professores e à circulação de saberes matemáticos, integrando as ações de cooperação científica internacional e o fortalecimento das redes de pesquisa ligadas ao Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE), em articulação com instituições europeias parceiras.
Durante o período da missão, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
05 de outubro – Paris
A docente participou do Seminário no Institut Henri Poincaré, que abordou o tema “Arquivos pessoais de matemáticos e professores de matemática como fontes de pesquisa”.
A docente participou do Seminário no Institut Henri Poincaré, que abordou o tema “Arquivos pessoais de matemáticos e professores de matemática como fontes de pesquisa”.

O evento promoveu reflexões sobre a preservação, organização e análise de acervos pessoais e institucionais, destacando o valor dessas fontes para os estudos em História da Matemática e da Educação Matemática. Durante o seminário, a professora também participou de reuniões técnicas com pesquisadores franceses, discutindo metodologias de investigação em arquivos históricos e processos de digitalização de documentos científicos.
06 e 07 de outubro – Limoges
A docente participou do Seminário Temático “Produção, circulação e apropriações da matemática para o ensino e formação de professores”, realizado na Université de Limoges.
A docente participou do Seminário Temático “Produção, circulação e apropriações da matemática para o ensino e formação de professores”, realizado na Université de Limoges.
O evento reuniu pesquisadores de diversos países e discutiu perspectivas históricas e contemporâneas sobre a formação docente, com ênfase na circulação internacional de saberes matemáticos e nas práticas pedagógicas associadas.

Durante o seminário, foi apresentado o trabalho intitulado: “Enseignement des sciences et des mathématiques au Brésil: une étude sur sa constitution et ses savoirs à partir des archives personnelles d’Ubiratan d’Ambrosio”, de autoria da doutoranda Adriana Nogueira de Oliveira, sob orientação da Prof.ª Dra. Ana Carolina Costa Pereira.
Resultados e perspectivas
A participação nos seminários possibilitou:
- • O fortalecimento da cooperação científica entre a UECE e as instituições francesas (Institut Henri Poincaré e Université de Limoges);
- • A troca de experiências com pesquisadores internacionais sobre o uso de arquivos pessoais de matemáticos como fontes de pesquisa;
- • A divulgação da produção científica brasileira, por meio da apresentação do trabalho da doutoranda;
- • A ampliação de perspectivas teóricas e metodológicas nas pesquisas em História da Matemática e Ensino de Ciências.
Como resultados imediatos e prospectivos, destacam-se o estreitamento das parcerias interinstitucionais entre grupos de pesquisa brasileiros e franceses, o planejamento de ações conjuntas voltadas à organização de acervos e à formação de novos pesquisadores, bem como contribuições diretas ao desenvolvimento de projetos vinculados à PROPGPq/UECE.
A participação nos seminários integra as ações do Projeto Observatório da Rede Oficial de Ensino do Município de Fortaleza em seus Múltiplos Olhares, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). O projeto tem como principal objetivo desenvolver pesquisas acadêmicas voltadas à realidade educacional da rede municipal de Fortaleza, a partir de temas e metodologias previamente validados pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
A iniciativa busca investigar fenômenos educacionais em contextos escolares reais, contribuindo de forma direta para a produção de conhecimento científico e para a formação qualificada de pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu. Além disso, o projeto fortalece o diálogo entre universidade e rede pública de ensino, promovendo a integração entre teoria e prática, e ampliando o impacto social das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UECE.
A missão acadêmica cumpriu integralmente seus objetivos, promovendo o intercâmbio de saberes, o fortalecimento das redes internacionais de pesquisa e a valorização da produção científica da UECE no cenário global.