Mestrando do PPGE/UECE é eleito para compor Conselho Nacional da Internacional Gramsci Society Brasil (IGS-Br)

5 de dezembro de 2024 - 10:46 # # #

O mestrando Bruno Jadson Jardelino Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), foi eleito para ocupar o Conselho Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Br) durante o biênio 2024-2026. O resultado da eleição foi proferido na assembleia do 5º Encontro Nacional/ 4º Colóquio Internacional Antonio Gramsci/ 4ª Conferência Gramsci, Marx e Marxismo. O evento teve como sede a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 26 a 30 de agosto, e reuniu pesquisadores de diversas regiões do Brasil e de outros países, reafirmando sua importância como espaço de diálogo acadêmico sobre o legado de Antonio Gramsci e suas interfaces com o marxismo e a educação.

A International Gramsci Society Brasil (IGS-Br), fundada em 2015, é uma entidade que se dedica à disseminação do pensamento, da vida e da obra de Antonio Gramsci no Brasil. A instituição busca, por meio de encontros, publicações e eventos acadêmicos, promover o aprofundamento das discussões teóricas sobre o pensador italiano, além de criar redes de pesquisadores que utilizam a perspectiva gramsciana em suas investigações. Com foco na formação de um pensamento crítico e na articulação entre academia e sociedade, a IGS-Br tem contribuído para a consolidação de debates sobre temas centrais da teoria gramsciana, debatendo temáticas de natureza política, cultural, intelectual histórica e sociológica.

O professor Bruno Jadson Jardelino Gomes, agora conselheiro da IGS-Br, pontua a relevância da participação de pós-graduandos em espaços como o conselho, defendendo que a presença ativa de estudantes, ao lado de professores e pesquisadores, é fator determinante para fortalecer o compromisso da associação com a luta da classe trabalhadora. Segundo ele, o envolvimento de jovens acadêmicos em organizações como a IGS-Br é essencial para garantir a continuidade das discussões críticas e o aprofundamento das pesquisas baseadas no pensamento de Gramsci, contribuindo, assim, para uma educação emancipadora dos sujeitos historicamente subalternizados.

Além disso, o conselheiro salienta que sua eleição só foi possível graças ao apoio financeiro parcial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que custeou sua participação no evento. Esse suporte institucional, segundo o professor eleito, é vital para que estudantes de pós-graduação de diferentes regiões do Brasil possam participar de eventos acadêmicos e integrar conselhos e associações nacionais e internacionais, enriquecendo suas formações e ampliando suas redes de pesquisa. Por fim, ele reitera a importância de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à participação estudantil em espaços de produção e disseminação do conhecimento científico.

A IGS-Br disponibilizou gratuitamente, em novembro, a edição completa dos Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, em seu site oficial, acessível pelo link: https://igsbrasil.org/. O evento de lançamento contou com a participação de Giovanni Semeraro (UFF), coordenador do grupo de trabalho responsável pela tradução; Maria Margarida Machado (UFG), coordenadora científica da gestão anterior; Luciana Aliaga (UFPB), presidente da IGS-Br para o biênio 2024-2026; e Maria Socorro Militão, uma das tradutoras voluntárias do projeto.