Dissertações por Turma – 2022
Voltar-
2022
-
ALANA KELLY RODRIGUES LIMA
TÍTULO: A MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: IMPLICAÇÕES DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NO REPERTÓRIO PEDAGÓGICO-CULTURAL DE PEDAGOGOS/AS ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dr.ª Ana Cristina de Moraes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ANTONIA DEUSIMAR TIMBÓ TEIXEIRA
TÍTULO: ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, A AUTORIA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO PROFESSOR AUTOR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ANTONIO LINDOMAR RODRIGUES ANDRADE
TÍTULO: A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: UMA ANÁLISE MARXISTA DA CATEGORIA NATUREZA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA ENSINO GEOGRAFIA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Osterne Nonato Maia Filho ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ANTONIO OLAVO HOLANDA ABREU
TÍTULO: A FORMAÇÃO DOCENTE SOB O SIGNO DA IDEOLOGIA IRRACIONALISTA: EXPRESSÃO DA DECADÊNCIA IDEOLÓGICA BURGUESA NA EDUCAÇÃO ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Betânea Moreira de Moraes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ANTONIO SERGIO BARBOSA DA SILVA
TÍTULO: A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY E OS IMAPCTOS DO SPAECE NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO 5º E 9º ANOS DAS DISCIPLINAS NÃO AVALIADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ, CEARÁ ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Eloisa Maia Vidal ||| ANO DE DEFESA: 2023 -
AURINETE ALVES NOGUEIRA
TÍTULO: MARIA JOSÉ BARBOSA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ (1995 A 2015) ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dr.ª Lia Machado Fiuza Fialho ||| ANO DE DEFESA: 2023 -
BEATRIZ DE PONTES MEDEIROS
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MARACANAÚ – CE EM TEMPOS DE CRISE: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE PÓS – PANDEMIA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Maria Marina Dias Cavalcante ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
CAMILA HOLANDA PEREIRA
TÍTULO: SABERES DA DOCÊNCIA DECORRENTES À INSERÇÃO PROFISSIONAL EM UM NOVO CENÁRIO DE TRABALHO: REPERCUSSÕES SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES INGRESSANTES ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
CÍNTIA SANTIAGO DE SOUSA
TÍTULO: POLÍTICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dra. Sofia Lerche Vieira ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
DARA DOS SANTOS NASCIMENTO
TÍTULO: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ELAINNY PATRÍCIA LIMA BARROS
TÍTULO: CONDIÇÕES DE TRABALHO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL II EM FORTALEZA: O QUE DECLARAM GESTORES E PROFESSORES ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dra. Eloisa Maia Vidal ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ELIS JORDANNA FERREIRA LIRA
TÍTULO: A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Ana Cristina de Moraes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ELIVANA VIEIRA DE SOUZA
TÍTULO: SENTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DA UECE/FECLI: O QUE DIZEM LICENCIANDOS COM DEFICIÊNCIA? ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Giovana Maria Belém Falcão ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ELIZÂNGELA MAIA BRAGA
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E GESTORES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ELTON DA SILVA SOUZA
TÍTULO: PEDAGOGIA ANTI-PROCUSTO: AUTOBIOGRAFIZAÇÃO E EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Ana Cristina de Moraes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
EVANILA ABREU DE OLIVEIRA
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dra. Silvina Pimentel Silva ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
FERNANDA MACIEL DE ALMEIDA
TÍTULO: EXPERIÊNCIA DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROGRAMAS DE AMPLIAÇÃO DE JORNADA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Eloisa Maia Vidal ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
GERBET DANTAS DOS SANTOS
TÍTULO: QUAIS AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS DIRETRIZES CURRICULARES (2002 A 2020)? UM ESTUDO A PARTIR DOS PRÍNCIPIOS DA ANFOPE ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
ISRAELA MELO ALVES
TÍTULO:A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Ana Ignez Belém Lima ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
JENIFFER PIRES ALMEIDA
TÍTULO: UM ESTUDO DAS OPERAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO REALIZADAS NO TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
KARULINE MARIA FERNANDES DE CARVALHO
TÍTULO: ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA: EFEITOS EDUCACIONAIS NA COMUNIDADE ESCOLAR ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Eloísa Maia Vidal ||| ANO DE DEFESA: 2023 -
LEILIANE FROTA CORREIA LIMA
TÍTULO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES DE PROFESSORES SUPERVISORES ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
LUANA MARTINS DE ARAÚJO
TÍTULO: DO VERBALISMO À PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA DE ALTOS-PI ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Ivoneide Pinheiro de Lima ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
LUCIVALDA FERREIRA VITORIANO
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
LYANNA LOURDES LIMA LEAL
TÍTULO: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INICIANTES: USOS E PERCURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
MADEANNE SOUSA COSTA
TÍTULO: A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA E A FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Airton de Freitas Pontes Júnior ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
MAÍRA MOREIRA PRUDÊNCIO
TÍTULO: PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR GESTORES ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE EM PROL DOS RESULTADOS DO SAEB 2019 ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Eloísa Maia Vidal ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
MÁRCIA GRACIELE VASCONCELOS CUNHA FROTA
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE: UM OLHAR A PARTIR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Elcimar Simão Martins ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
TÍTULO: A GESTÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
MARIA IRANILDA MENESES ALMEIDA
TÍTULO: ... CINCO, SEIS, SETE E OITO! - A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Heraldo Simões Ferreira ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
PATRIC ANDERSON GOMES DA SILVA
TÍTULO: O NOVO PARADIGMA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A RECONVERSÃO DOCENTE ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
POLYANA NOGUEIRA DIAS
TÍTULO: SABERES DOCENTES DE PEDAGOGAS/OS DO ENSINO DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Álbio Moreira Sales ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
PRISCILA BRAGA MONTEIRO
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRÉ-ESCOLA E AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Frederico Jorge Ferreira Costa ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
RANYELLE BARBOSA ALVES
TÍTULO: O CONCEITO DE VIVÊNCIA EM VIGOTSKI COMO UNIDADE ENTRE MEIO E PERSONALIDADE: PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR GENUINAMENTE HUMANA ||| ORIENTADOR(A): Prof.ª Dra. Betania Moreira de Moraes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
RITA DE CÁSSIA DO NASCIMENTO
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA FOCO NA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
RODRIGO LEITE RODRIGUES
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA: EXISTE RELAÇÃO? ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
THIAGO SOARES DE SOUZA
TÍTULO: DA FORMAÇÃO POR CONTEÚDO À FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE PSICOLOGIA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Osterne Nonato Maia Filho ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
TIAGO MORAIS DE FREITAS
TÍTULO: DIVERSIDADE CULTURAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS EM PEDAGOGIA ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
VALÉRIA PEREIRA CARNEIRO
TÍTULO: FORMAÇÃO EM CONTEXTO COM ÊNFASE NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DE REDE DE FORTALEZA: ESPAÇO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE ||| ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Airton de Freitas Pontes Junior ||| ANO DE DEFESA: 2024 -
VELEIDA MARIA COSTA COUTO
TÍTULO: NARRATIVAS DE DOCENTES PRECEPTORAS DE LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA DO CEARÁ: SIGNIFICADOS E SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ||| ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Giovana Maria Belém Falcão ||| ANO DE DEFESA: 2024
-