Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

 

 

O PPGCC tem como área de concentração a área de “Computação Científica e Aplicada”. Esta área tem por finalidade a geração de conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação com forte embasamento matemático e com sólidos conhecimentos teóricos nas técnicas básicas e na tecnologia da computação e aplicações multidisciplinares, como saúde, segurança pública e cibernética, educação, inclusão social, dentre outras. Esta área engloba os fundamentos teóricos de apoio ao desenvolvimento da computação, as tecnologias, as metodologias e as ferramentas de desenvolvimento de sistemas e também a investigação de arquiteturas gerais e específicas para processamento embarcado, paralelo e distribuído.

 

Esta única área de concentração é composta por três linhas de pesquisas: Engenharia de Software e Interface Homem-Máquina; Algoritmos, Otimização e Inteligência Artificial; e Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos e Segurança. Segue abaixo detalhes de cada linha de pesquisa:

 

 

 

Algoritmos, Otimização e Inteligência Computacional

 

A linha de pesquisa denominada “Algoritmos, Otimização e Inteligência Computacional” visa a formação de recursos humanos capazes de conceber sistemas racionais para a resolução de dois tipos de problemas complexos, que ocorrem em diversos ambientes de tarefas abordados pela área de Computação e Informática e por áreas consideradas domínios de aplicação desta linha de pesquisa. O primeiro tipo, diz respeito aos problemas bem definidos, ou seja, aqueles problemas que ocorrem em ambientes de tarefas totalmente observáveis e determinísticos, mas que, do ponto de vista da teoria da complexidade computacional, são classificados como não-polinomiais difíceis. O segundo tipo, diz respeito àqueles problemas que são difíceis de resolver por ocorrerem em ambientes de tarefas parcialmente observáveis, estocásticos, dinâmicos e/ou competitivos. As disciplinas e as pesquisas desenvolvidas na linha relacionadas às matérias Algoritmos e Otimização (Exata) visam à concepção de sistemas para problemas do primeiro tipo, ou seja, sistemas que buscam encontrar soluções ótimas em espaços de estados contínuos e discretos. Aquelas relacionadas às matérias Otimização (Heurística) e Inteligência Computacional, visam a concepção de sistemas para resolução de problemas complexos do segundo tipo, ou seja, sistemas que buscam encontrar soluções satisfatórias em espaços dos mesmos tipos.

 

Os professores do PPGCC ligados à linha de Algoritmos, Otimização e Inteligência Computacional são:

 

Gustavo Augusto Lima de Campos

 

Ana Luiza Bessa de Paula Barros

 

Leonardo Sampaio Rocha

 

Bonfim Amaro Junior

 

Gerardo Valdisio Rodrigues Viana

 

José Everardo Bessa Maia

 

Thelmo Pontes de Araújo

 

 

Engenharia de Software e Interface Homem-Máquina

 

A linha de pesquisa denominada “Engenharia de Software e Interface Homem-Máquina” apresenta duas vertentes complementares e igualmente desafiadoras, com um grande impacto na sociedade e na indústria. Na primeira, a pesquisa e desenvolvimento em Engenharia de Software busca propor e avaliar novos métodos, técnicas e ferramentas que contribuam para a produção de sistemas de software de qualidade, envolvendo não só todas as etapas do processo de desenvolvimento de software (requisitos, projeto e arquitetura, implementação, verificação e validação, implantação e evolução), mas também aspectos gerenciais e humanos na utilização do software, considerando diversos domínios de aplicação. Destacam-se aqui pesquisas sobre sistemas multi agentes, sistemas auto-gerenciáveis e adaptativos, sistemas de sistemas, aplicações nativas na nuvem, gerência de projetos, dentre outros. Por sua vez, a pesquisa em IHC busca conceber e avaliar modelos de interação humano-computador notadamente nas áreas de tecnologias assistivas, computação vestível, ambientes virtuais de aprendizagem e agentes conversacionais inteligentes. No caso de tecnologias assistivas, busca-se a partir do emprego de técnicas de análise situadas, conceber-se Interfaces multimodais, fortemente baseadas em reposição sensorial a fim de remover-se as barreiras de interação impostas às pessoas com deficiência (PCDs). Pesquisa-se também a construção de dispositivos vestíveis em busca da promoção da performance humana em diversos cenários de interação. Essa linha de pesquisa envolve sistemas embarcados, computação distribuída, fisiologia além de análise situada. No que tange à pesquisa de ambientes virtuais de aprendizagem, busca-se a criação de objetos de aprendizagem que aumentem o engajamento com os alunos, aumentando a qualidade da experiência. Na construção desses objetos são empregadas técnicas de realidade aumentada, realidade mista, blended learning.

 

Os professores do PPGCC ligados à linha de Engenharia de Software e Interface Homem-Máquina são:

 

Paulo Henrique Mendes Maia

 

Matheus Henrique Esteves Paixão

 

Mariela Inés Cortés

 

Jerffeson Teixeira de Souza

 

Ismayle de Sousa Santos

 

Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira

 

Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos e Segurança

 

A linha de pesquisa denominada “Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos e Segurança” aborda a pesquisa e o desenvolvimento de soluções científicas aplicadas aos mais diversos aspectos de redes de computadores, sistemas distribuídos e segurança, considerando a utilização de tecnologias e metodologias transversais pelas áreas de computação e outras ciências exatas. Engloba inovação de origem analítica e experimental focada em problemas atuais de grande relevância: comunicação sem fio e gerenciamento de serviços em Internet das Coisas (IoT); orquestração de recursos e aplicações sobre infraestruturas de computação em névoa/nuvem; desenvolvimento e integração de tecnologias disruptivas para implantação de 5G, considerando Redes Definidas por Software (SDN) e Virtualização de Funções de Rede (NFV); monitoramento de recursos, dispositivos e serviços em redes de larga escala; desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, redes veiculares, sistemas Ehealth (monitoramento de pacientes e diagnóstico de doenças); segurança da informação incluindo princípios de segurança em redes, criptografia, algoritmos criptográficos, assinatura digital, certificados digitais, certificados digitais, técnicas de ataque e ameaças, firewalls, sistemas de detecção de intrusão (IDS).

 

Os professores do PPGCC ligados à linha de Redes de Comunicação, Sistemas Distribuídos e Segurança são:

 

Rafael Lopes Gomes

 

Marcial Porto Fernandez

 

Joaquim Celestino Júnior