Grupos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 01 – Linguagem, Tecnologia e Ensino

Multimodalidade, Letramento Visual e Tecnologia Digital – MULTILETRA
• Líder: Profa. Dra. Antonia Dilamar Araújo.
O grupo de pesquisa, Multimodalidade, Letramento visual e multimodal em ambientes digitais (MULTILETRA), do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, reúne pesquisadores, professores, e alunos interessados em língua em uso na perspectiva da Semiótica Social e Multimodalidade com o objetivo de compreender como os sentidos nas diferentes formas de comunicação são construídos. As pesquisas têm como foco as relações intersemióticas, os recursos semióticos em textos multimodais impressos e digitais, o letramento multimodal crítico nos materiais didáticos e a formação docente.

Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos – DILETA
• Líder: Profa. Dra. Cibele Gadelha Bernardino.
O Grupo DILETA reúne pesquisadores e estudantes interessados no estudo de gêneros textuais da comunidade discursiva acadêmica, engajados em pesquisas que, ao considerarem aspectos que vão da multimodalidade à influência das crenças e dos valores de cada cultura disciplinar na construção dos gêneros, convergem para a elaboração de teorias e metodologias de letramento acadêmico relacionadas à compreensão de tais culturas. Dedica-se à descrição e à análise de exemplares de gêneros textuais acadêmicos, a partir da produção, da circulação e do consumo em suas culturas disciplinares de origem. Abriga pesquisas que, ao se dedicarem à investigação de como diferentes áreas produzem gêneros acadêmicos, oferecem base metodológica para a elaboração de material didático/facilitador para a inserção de membros iniciantes nas tradições das diversas culturas disciplinares estudadas.

Estudos e Ensino do Texto – GEENTE
• Líder: Profa. Dra.Helenice Araújo Costa.
O GEENTE tem como objeto de pesquisa o texto enquanto concretização da linguagem nas diversas modalidades de realização e em diferentes práticas sociais. Com Beaugrande (1997), entende-se que os textos somente adquirem existência quando estão em processo, isto é, quando são parte do fenômeno sociocognitivo de construção de sentido por sujeitos situados. Admite-se assim que os textos excedem sua materialidade e se compõem de múltiplos sistemas de naturezas diversas. São eventos complexos que envolvem inclusive os sujeitos participantes da interação. Desenvolvendo pesquisa em Linguística Aplicada, o grupo vem produzindo trabalhos que contribuem para a compreensão dessa noção ampla, dinâmica e complexa de texto que constitui o foco dos estudos atuais da Linguística Textual. De modo particular, os últimos estudos têm voltado a atenção para a abordagem do texto no ensino de língua materna, tratando do conceito de metatexto didático, a forma discutida para nomear o evento textual no ensino.

Lexicografia, Terminologia e Ensino – LETENS
• Líder: Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes.
O LETENS (Lexicologia, Terminologia e Ensino) é um núcleo de pesquisa, ligado ao PosLA (Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que objetiva estudar temas relacionados às ciências do léxico, reúne alunos, professores e interessados na área. Os temas discutidos no âmbito do LETENS compreendem aspectos relativos à Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, enfocados no ensino de línguas. No grupo, as atividades se voltam para projetos de pesquisas relacionadas à monografias, dissertações, teses e trabalhos de iniciação cientifica, além disso, preocupa-se com a formação de professores que pretendam atuar na área. Atualmente, os componentes desenvolvem projetos de pesquisa na área do léxico e atuam em cursos e disciplinas de graduação oferecidas nos cursos de formação de professores, e estão engajados em trabalhos de extensão universitária, para atingir um grupo mais de interessados.

Linguagem, Formação e Trabalho – LIFT
• Líder: Profa. Dra. Rozania Maria Alves de Moraes.
O GP LIFT/CNPq reúne pesquisadores e estudantes que realizam pesquisas relacionadas à análise do trabalho e à formação de professores pelo viés da Clínica da Atividade e da Ergonomia da atividade, cujos dispositivos metodológicos se sustentam em princípios dialógicos e desenvolvimentistas.

Linguagem, Ensino e Tecnologia – LENT
Líder: Prof. Dra. Nukácia Araújo | Vice-líder: Profa. Dra. Débora Arruda.
O LENT é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e ao Laboratório de Jogos e Ferramentas Digitais da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Reúne estudos sobre Novas Tecnologias Digitais de caráter transdisciplinar, envolvendo professores da educação básica, alunos da graduação e pós-graduação, além de pesquisadores de outras instituições. Os trabalhos desenvolvidos abrangem um vasto escopo sob a perspectiva da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem, investigando os efeitos sociais do uso da Tecnologia Digital no ensino-aprendizagem. Desde 2022, integra o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), que aproxima instituições públicas e privadas envolvidas no combate à desinformação, além de órgãos de investigação, entidades e agências de checagem.

Práticas de Edição de Texto do estado do Ceará – PRAETECE
Líder: Prof. Dr. Expedito Eloíso Ximenes | Vice-líder: Profa. Dra. Ticiane Rodrigues Nunes.
O PRAETECE foi fundado e reconhecido como grupo de pesquisa, pelo CNPq, em 2010. Em 2025 completa 15 anos de existência e atuação com muitas atividades no âmbito da UECE e em todo o estado do Ceará por meio das Jornadas itinerantes de Filologia e Linguística que teve 9 edições. Outro projeto de abrangência são os papos interdisciplinares pelo canal do Youtube. O grupo congrega alunos do POSLA e do PPGIHL e pesquisadores das áreas da Filologia/Linguística, História e Direito. As pesquisas realizadas no grupo se concentram em arquivos que preservam textos manuscritos que abordam aspectos da História do Ceará. Os textos passam pelo processo de edição filológica e análise paleográfica, codicológica, linguística, histórica, social e cultural, numa abordem inter e transdisciplinar.
Linha de Pesquisa 02 – Multilinguagem, Cognição e Interação

Sociolinguísticas de Fortaleza-CE – SOCIOFOR
• Líder: Profa. Dra. Aluiza Alves de Araújo.
O grupo de pesquisa Sociolinguísticas de Fortaleza-CE, criado em 2019 e certificado pela UECE, congrega pesquisadores interessados nos estudos sociolinguísticos variacionistas que objetivam pesquisar fenômenos variáveis provenientes de três corpora de língua falada de Fortaleza-CE (PORCUFORT Fase I, Fase II e NORPOFOR). São metas do grupo: a) a divulgação de resultados destas pesquisas em eventos científicos, por meio de comunicações individuais, mesas-redondas ou palestras, assim como publicações em livros e/ou periódicos nacionais e internacionais; b) a formação de novos pesquisadores em níveis de graduação, da Universidade Estadual do Ceará e, especialmente, de pós-graduação, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA da UECE e; c) o fortalecimento de pesquisas na área da Sociolinguística Variacionista no PosLA.

Tradução Audiovisual Acessível – LEAD
• Líder: Prof. Dra. Vera Lúcia Santiago Araújo | Vice-líder: Profa. Dra. Silvia Malena Modesto Monteiro.
Assistimos a cada dia com mais intensidade ao surgimento, aperfeiçoamento e hibridização das mais diversas mídias como o cinema, a televisão (digital), o rádio, os jogos eletrônicos, programas computacionais diversos etc. O desenvolvimento tecnológico de nossa era contemporânea permite a difusão dessas mídias de forma rápida e eficaz, fazendo com que elas estejam presentes em nossas relações sociais de forma cada vez mais intensa. É perceptível já há alguns anos o crescimento do trânsito que se realiza entre as mais diversas mídias. Como ilustração citamos as clássicas transmutações da literatura para o cinema ou vice-versa e as recentes transmutações de filmes para jogos eletrônicos. Diante desse fenômeno o Grupo Tradução e Semiótica propõe-se a estudar tal realidade, onde as linguagens mesclam-se intensa e rapidamente num mundo cada vez mais interconectado, tendo como suporte teórico os estudos semióticos à luz da semiótica peirceana.

Funcionalismo, Texto e Ensino – FUNCIONAL
• Líder: Prof. Dr. Sávio André de Souza Cavalcante.
O Grupo de Pesquisas em Funcionalismo, Texto e Ensino (FUNCIONAL) reúne estudantes e pesquisadores interessados nos estudos da língua em uso, principalmente aqueles vinculados ao Funcionalismo Norteamericano. É nosso interesse analisar e descrever os sistemas linguísticos, observando suas motivações contextuais, pragmáticas e sócio-culturais. Além disso, buscamos estabelecer pontes com os estudos do texto, a fim de demonstrar as funções das formas da língua em correlação com alguns dos critérios analíticos da Linguística de Texto. Pretendemos que esses estudos, de cunho teórico, também possam servir de base a aplicações educacionais, demonstrando as contribuições do Funcionalismo Linguístico ao ensino de gramática, em interface com os pressupostos da Linguística Aplicada.
Linha de Pesquisa 03 – Estudos Críticos da Linguagem

Mídia e Tensões Sociais no Contemporâneo – GEMTES
• Líder: Prof. Dr. Raimundo Ruberval Ferreira.
O grupo se volta para um estudo das relações entre as principais tensões constitutivas da sociedade brasileira e as lutas pelo controle dos sentidos do mundo social que acontecem nos meios de comunicação do país, na esfera da mídia corporativa e na esfera da mídia independente. As principais temáticas são: 1) Relações entre linguagem, estrutura social e exclusão; 2) Relações entre linguagem e cultura; 3) Relações entre linguagem, ética e alteridade. Uma das preocupações do grupo é um diálogo permanente com outros grupos e instituições que lidam cotidianamente com formas diversas de violência e exclusão, de forma a fazer do conhecimento produzido instrumento de superação de assimetrias e exclusões e de novas relações sociais.

Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade – PragmaCult
• Líder: Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar.
Linguagem como ação, como prática ética-estética-social Cultura sob rasura, cotidiano. Formas de existência! Linguagem como flecha contra racismo, fascismo, machismo e contra o capitalismo! Prática de estudo, pesquisa e afeto (Por uma Pragmática Cultural > Um Manifesto). O grupo nasceu em 15 de março de 2011 com o lançamento do Nipra (Núcleo de Estudos em Pragmática), baseando-se em estudos em Pragmática Cultural (Alencar, 2009, 2015), que busca cartografar, a partir de metodologias participativas, práticas de pesquisa, integradas ao ensino e extensão, sobre cultura, movimentos sociais, educação popular, cenopoesia, mobilidades e mobilizações urbanas, dentre outros temas, compreendendo linguagem como ação (Austin, 1990), forma de vida (Wittgenstein, 2017), com ênfase nas palavras-mundo (Freire, 1987) e palavras-sementes (Alencar, 2021) como universo simbólico de intervenção e transformação social na e pela linguagem.