2016

20 de janeiro de 2017 - 18:54

ALAN GEORGE FÉLIX MENDONÇA

 

A Fortaleza cantada: o diálogo sujeito-cidade no discurso lítero musical cearense da década de 1990 e seus arredores. 

DENISE FERNANDES NOGUEIRA

 
Multimodalidade e construção de sentido: análise da relação texto-imagem para o ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). 

DILTINO LIVRAMENTO MONIZ FERREIRA 

(publicação não autorizada)
A construção discursiva da África e seus atores sociais na imprensa cearense.

ELAYNE GONÇALVES SILVA

 
Análise do discurso carnavalizado na narrativa fílmica de animação Valente: “Eu decidi fazer o que é certo e… Quebrar a tradição”.

ELEONORA FIGUEIREDO CORREIA LUCAS DE MORAIS

 
Revisão textual e ensino de escrita: a exotopia e a responsividade na refacção de redações escolares.

FÁTIMA CARLA FURTADO SILVA MARQUES

 
“Eu não sei ler”: um estudo sobre mudanças no desempenho leitor e em crenças autoexcludentes de alunos do sexto ano de uma escola pública a partir de práticas de leitura literária. 

FERNANDA KÉCIA DE ALMEIDA

 
O léxico de Causa Mortis em certidões de óbito do Vale do Jaguaribe no século XIX.

HUGO LEONARDO GOMES DOS SANTOS

 
Verbetes lexicográficos e processos: uma abordagem metalexicográfica e sistêmico-funcional de dicionários escolares.

IDÁLIA CAVALCANTI PARENTE

Teoria da acessibilidade e processos referenciais: a construção conjunta de objetos de discurso por alunos de ensino fundamental na produção de textos para o jornal escolar. 

ÍTALO ALVES PINTO DE ASSIS

 

Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE): análise baseada em corpus da segmentação linguística em Amor Eterno Amor.

JÉSSICA COÊLHO FRANKLIN DOS SANTOS

 

Não quero não! As negativas sentenciais no falar popular de Fortaleza/CE na perspectiva variacionista.

JESSICA OLIVEIRA FERNANDES

 

Planejamento para o uso de tecnologias digitais no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise da exotopia.

JORGE TÉRCIO SOARES PACHECO 

O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Nutrição: um investigação sociorretórica. 

KATHARINE SILVA DE OLIVEIRA SOARES

Testamentos do Século XVIII na Capitania do Ceará: um estudo histórico-linguístico.

LEONEL ANDRADE DOS SANTOS

Escrita de sequência narrativa em hqtrônica por alunos do 7º ano do ensino fundamental.

LINDOLFO RAMALHO FARIAS JÚNIOR

 

O roteiro de AD em Português do filme ‘Ensaio sobre a Cegueira’: um estudo descritivo sobre o estilo avaliativo do texto.  

LUANA DE MELO LUCENA

“Lugar de mulher é na cozinha? Segura rapidinho meu Prêmio Nobel de Física pra eu lavar a louça”: a ação política da ironia em páginas feministas do Facebook.

LÚCIA KÁTIA MAIA ROCHA 

Vozes silenciadas: o fenômeno da polidez em uma etnografia do cotidiano de pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA.

LUIZ ELEILDO PEREIRA ALVES

 

Filologia Textual e Linguística Textual: estudo de textos setecentistas à luz da teoria da acessibilidade.

MARCO ANTÔNIO VASCONCELOS

Os (des)mascarados: referenciação, ideologia e crítica na construção discursivo-identitária do black bloc na mídia brasileira.

MARCUS RODNEY PORTELA CYSNE

A monotongação do ditongo /ej/ no falar popular de Fortaleza.

MARDEN ALYSON MATOS DE ARAÚJO

Será que a gente usa mais o nós? Uma fotografia sociolinguística do falar popular de Fortaleza. 

MARIA LIDIANE DE SOUSA PEREIRA

Por que eles não concorda? Mecanismos de variação na concordância verbal no português oral popular de Fortaleza-CE.

MARIA OCENÉIA DOS SANTOS ROCHA

Práticas de oralidade a partir do texto teatral em aulas de E/LE: revendo crenças de professoras de espanhol do Núcleo de Línguas – Campus Fátima da Uece.

MARIA VANESSA BATISTA LIMA PINHEIRO

Uma análise do gênero artigo acadêmico em manuais de orientação da escrita científica.

MARÍLIA SILVA PONTES

Uma abordagem bakhtiniana da (re)construção de sentidos do ser feminino nas campanhas publicitárias #likeagirl e #shinestrong.

MEYSSE MARA SANTOS DE OLIVEIRA

 

Transcontextualização e Entextualização como traços de performances de gênero: uma análise dos fluxos de cosmopolitan brasil no ambiente virtual.

MICHELLE SOARES PINHEIRO

 
Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE.

MONIQUE CORDEIRO MARTINS DE SOUSA  

Cartas administrativas do século XVIII da capitania do Ceará: um estudo filológico e sociorretórico. 

NÍCOLLAS OLIVEIRA ABREU

 
O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de psicologia: um estudo sociorretórico.

PAULO VICTOR BEZERRA DE LIMA

A dança das palavras: uma proposta de etiquetagem para a análise do roteiro de audiodescrição de dança.

REGINALDO GURGEL MOREIRA

(Des)Cortesia linguística na nova pragmática e a problemática da intencionalidade nos atos de fala violentos na publicidade brasileira: quem é o responsável? 

RENAN DA PONTE CASTELO BRANCO

Soropositividades: (cartografando) Performatividade e produção de subjetividade HIV-positiva na Rede.

SAMYA SEMIÃO FREITAS

 

Crenças de professores de Inglês sobre metodologias de ensino de LE em contexto de franquias de idiomas.

THAÍSA MARIA ROCHA SANTOS

 

Imagens que falam: análise dos recursos semióticos em verbetes de dois dicionários infantis.  

THAYSA MARIA BRAIDE DE MORAES CAVALCANTE

 

(publicação parcialmente autorizada)
Análise  de objetos de aprendizagem: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa.