Doutoranda do PosLA em 1º lugar no prêmio “Garotas fazem Ciência”

11 de novembro de 2024 - 15:43 # # # # #

A discente Maria Djany de Carvalho Araújo foi classificada em 1º lugar no “Prêmio Garotas fazem Ciência”, na categoria Pós-Graduação, área Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, da Semana Universitária da UECE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE, Djany de Carvalho é também professora do IFCE-Baturité e pesquisadora nas áreas de ensino e formação. A doutoranda foi premiada com o trabalho intitulado “O percurso docente rumo à decolonialidade a partir da alteridade no ensino de literatura: relato de experiência”, cujo objetivo geral era “apresentar o processo formativo de uma professora experiente no que diz respeito à decolonialidade a partir de sua prática pedagógica em um curso de Licenciatura em Letras, utilizando-se da alteridade”.

Em seu trabalho, Djany Araújo desenvolve uma experiência didático-pedagógica em uma turma de licenciatura, abordando as questões étnico-raciais na formação docente, por meio de obras da nossa Literatura, “visto ser uma pauta significativa tanto na formação educacional quanto cidadã”.

“É louvável que as instituições, ainda que tardiamente, comecem a reconhecer o trabalho feminino, inclusive com premiações específicas como acontece no “Garotas fazem ciência”. E, em se tratando de pesquisas especificamente nas áreas Humanas, Letras e Artes, meu anseio é que cada vez mais as pesquisadoras ganhem notoriedade, visto que, tanto para grande parte da sociedade como até mesmo na própria Academia, nossos estudos não têm recebido a mesma visibilidade. Como egressa de graduação e de mestrado da UECE e atualmente como doutoranda, sinto-me imensamente feliz por ter sido laureada com o 1º lugar na categoria Pós-Graduação, apresentando a Linguística Aplicada e sua relevância para a sociedade. Parabenizo todos os membros do PosLA e em especial a minha orientadora, a professora Dra. Rozania Moraes, por acreditar em mim e no meu trabalho”, afirma Djany.

O PosLA se alegra e congratula a doutoranda por essa premiação tão significativa, e reforça a importância de cada vez mais a sociedade poder contar com as mulheres no campo das Ciências. Segundo a coordenadora do PosLA, professora Nukácia Araújo, “a consecução do prêmio por uma discente do Programa reafirma o papel da linguística aplicada como protagonista nas investigações em linguagem e práticas sociais e demonstra que a formação realizada no PosLA é engajada com problemas sociais e impacta diretamente a sociedade, como é o caso da pesquisa de Djany e das próprias pesquisas de sua orientadora, professora Rozania Moraes. Estamos todas muito felizes e orgulhosas”, encerra a coordenadora.

Imagem, da esquerda à direita: Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues; Discente Maria Djany de Carvalho Araújo; Reitor da UECE, Professor Hidelbrando dos Santos Soares.