PosLA/Uece promove Seminário sobre Análise Ergonômica da Atividade Docente
31 de outubro de 2023 - 10:37 #Análise Ergonômica da Atividade Docente #Linguística Aplicada #POSLA #Programa Cátedras-Franco Brasileiras no Ceará #UECE
O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará, promoverá o seminário Analyse Ergonomique de l’Activité Enseignante et Développements Personnel et Professionnel. (Análise Ergonômica da Atividade Docente e Desenvolvimentos Pessoal e Profissional), com os professores Laurence Espinassy e Daniel Faïta, da Aix-Marseille Université, no período de 06 a 10 de novembro de 2023, das 14h às 17h40, na sala A-110 do Centro de Humanidades da UECE.
O seminário acontece no âmbito do Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará promovido pela Funcap e pela Embaixada da França no Brasil (Recife), com o apoio da UECE e a realização do PosLA e do Grupo LIFT/CNPq.
O PosLA obteve projeto aprovado no referido Programa, coordenado pelas professoras Rozania Moraes e Laurence Espinassy que, entre seus objetivos, busca apresentar à comunidade acadêmica trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação de professores e do trabalho docente pelas perspectivas da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade.
Conheça os professores que ministrarão o Seminário
Laurence Espinassy – Professora e pesquisadora da Aix-Marseille Université (França), vice-diretora da ESPE (École Supérieure du Professorat et de l’Éducation – Marseille) relações Pesquisa-Campo-Formação; responsável pelo Colegiado de Educação e Formação Artes, Letras, Línguas e Ciências Humanas – EF ALLSH; Membro do bureau de Direção da ESPE (Marseille). Pontos forte de pesquisa: análise ergonômica da atividade de profissionais da educação (artes plásticas e outros); olhar ergonômico e didático sobre o trabalho docente; interpretação-renormalização individual e coletiva das prescrições; articulação pesquisa-formação.
Daniel Faïta – Professor emérito da Aix-Marseille Université (França). Ponto fortes de pesquisa: Análise das atividades profissionais; metodologia de solicitação de experiência individual por meio de uma relação dialógica; análise da atividade dos professores; análise das situações de trabalho dos gerentes do sistema educacional.