Pesquisadora do PosLA-UECE apresenta trabalhos no V CICA, na USP

23 de outubro de 2023 - 16:34 # # # # # #

A professora e pesquisadora Rozania Moraes, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Curso de Letras da UECE, participou do V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade (V CICA), no período de 18 a 20 de outubro de 2023, na Universidade de São Paulo – USP.

Profa. Rozania Maria Alves de Moraes

Desde a terceira edição do CICA, a professora tem tido participação ativa, apresentando trabalhos em simpósios, mesas-redondas e comunicações, e contribuindo com textos nos anais e/ou nas publicações relacionadas ao evento.

Neste V CICA, Rozania Moraes coordenou um simpósio no qual apresentou o trabalho intitulado A força organizadora e ressignificadora do coletivo de trabalho e suas Implicações na atividade do professor de línguas. A professora também apresentou o trabalho A coanálise da atividade na autoconfrontação e no retorno ao coletivo: recurso dialógico para a formação continuada em uma mesa-redonda, na companhia da professora Dra. Patrícia Dionne, da Universidade de Sherbrooke e do professor Dr. Flávio Fontes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O PosLA esteve representado pela professora Moraes e participantes do seu grupo de pesquisas LIFT-CNPq (Linguagem, Formação e Trabalho) com importantes pesquisas já concluídas e em andamento. O já referido simpósio teve também a participação das professoras Dra. Aline Farias (UFPA) e Dra. Luciana Bessa (EEMGAB), ambas egressas do PosLA. Nas comunicações orais apresentaram trabalhos as professoras Ms. Marina Cavalcanti Clemente (IF-CE/Doutoranda do PosLA) e Ms. Aline Parente (EEMGAB /recém-egressa do PosLA).

Participação do Grupo LIFT-CNPq no V CICA. Da esquerda para a direita: Aline Parente, Luciana Bessa, Marina Clemente, Rozania Moraes e Aline Farias.

De acordo com a professora Rozania Moraes, o evento é uma ocasião não somente para divulgação de pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil, França e Canadá relacionadas às atividades profissionais em suas diferentes formas e nos diferentes meios laborativos – inclusive o educativo –, mas, principalmente, para discutir questões necessárias no âmbito do desenvolvimento do trabalho e da saúde do trabalhador.