[DIVULGAÇÃO] Parceria do LATAV com o Museu da Fotografia Fortaleza e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC

29 de outubro de 2021 - 09:44 # # #

Não deixe de ver essa reportagem veiculada pelo programa Urbanidade da TV Diário! É um programa que destaca duas exposições: Para ficar claro, escureci, na Casa do Barão de Camocim, e Na Ponta dos Dedos, no Museu da Fotografia Fortaleza. A primeira, trata da negra no Ceará e a segunda, descreve uma pesquisa em acessibilização por meio da audiodescrição, de peças táteis e do rastreamento de toque  resultante da parceria do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) do Grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) com o Museu da Fotografia Fortaleza e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, por meio do Projeto Fotografia Tátil. Dele participaram docentes e discentes do PosLA.

A exposição Na Ponta dos Dedos é composta de 20 fotografias feitas por fotógrafos com deficiência visual. O educativo do Museu da Fotografia e o prof. Roberto Vieira (UFC) ministraram dois cursos rápidos de fotografia em 2019. Dali saíram as fotos para a exposição. Em 20020, o LATAV/LEAD entra no projeto, fazendo duas formações para discutir audiodescrições que harmonizassem com as peças táteis. O resultado pode ser conferido no Museu da Fotografia pode ser conferido até o dia 31/10. A exposição vem chamando muita atenção do público. A princípio, ficaria apenas 15 dias, mas foi estendida para um mês e 20 dias. Além da acessibilidade, a exposição está mostrando uma nova maneira de enxergar uma fotografia, como diz a propaganda do museu nas redes sociais.

Veja vídeo: 

 

Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=AVBngNUEUxk