Professoras do PosLA são contempladas com bolsas de produtividade do CNPq

17 de dezembro de 2020 - 09:32 # # # # #

Sete professoras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram contempladas com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Essa bolsa é um fomento destinado à pesquisadora diretamente e que tem como critério o mérito acadêmico e científico da pesquisadora na área. Na chamada 09/2020, lançada em junho de 2020, 9 docentes, dos quais 7 professoras e 2 professores, foram contemplados com novas bolsas ou tiveram suas bolsas renovadas.

De acordo com dados divulgados pela atual Coordenadora do Comitê de Assessoramento da área de Educação (CA-Ed) do CNPq, professora Elizabeth Macedo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foram submetidas “577 propostas, sendo 561 Pesquisador (PQ) e 16 Pesquisador Sênior (PQ-Sr). Das propostas PQ-SR, apenas 3 cumpriam os critérios de tempo no sistema para elegibilidade, tendo sido recomendadas pelo CA. Das propostas de bolsa PQ, 338 foram recomendadas no mérito em conformidade com os critérios de julgamento.”

Um dos projetos aprovados foi o da professora Claudiana Nogueira de Alencar, vinculada à linha 03 de pesquisa do PosLA, Estudos Críticos da Linguagem, intitulado Gramática de resistência e performances nômades em coletivos culturais do Programa Viva a Palavra: uma proposta de pesquisa participante em Pragmática Cultural em territórios de violência.

Segundo a docente, o objetivo do projeto é “identificar e analisar processos de resistência juvenil à violência no contexto do Programa Viva a Palavra, que articula ensino, pesquisa e extensão em comunidades periféricas de Fortaleza. A proposta busca articular saberes populares e acadêmicos relacionados à palavra escrita e performada no combate à violência no país. Atuando junto aos coletivos culturais e movimentos sociais periféricos por meio do Viva a Palavra, o projeto, que articula linguística aplicada, filosofia da linguagem e antropologia, pretende intervir e gerar conhecimento sobre as redes de resistência e prevenção da violência urbana em Fortaleza.”

Informamos, ainda, que a professora Vera Lúcia Santiago Araújo, vinculada à linha 02 de pesquisa do PosLA, Multilinguagem, Cognição e Interação, já contemplada com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq em anos anteriores, teve seu projeto renovado pelo mesmo edital.

O PosLA dá os parabéns às professoras!