Cerimônia da XXIV Colação de Grau de Mestre e da XVI Outorga de Título de Doutor da UECE

8 de maio de 2019 - 17:49

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou, no último dia 24 de abril, a XXIV Colação de Grau de Mestre e a XVI Outorga do Título de Doutor. A cerimônia ocorreu no Palatium Buffet. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

A mesa principal dos trabalhos foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio, acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da representante da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Sara Diva Ipiranga; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli; da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; da diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros, do representante do Centro de Educação, João Batista Nunes; do vice-diretor da Faculdade de Veterinária, Dárcio Ítalo Teixeira; do procurador Institucional Educacional, Jerffeson de Souza; da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio; do orador docente, Marcial Porto Fernandes.

Na fala de encerramento, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou a necessidade da construção crítica, solidária, resiliente e disciplinada de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, tanto acadêmica quanto social. “Cada um de vocês, que hoje concluem mestrados e doutorados, empreenderam esforço pessoal muito grande, mas precisaram do suporte familiar, precisaram das informações e orientações dos professores, das decisões de gestão dos coordenadores, das decisões administrativas e políticas de quem decidiu criar estes programas e esta universidade, a UECE, patrimônio do povo cearense, portanto o esforço individual de vocês, não pode ser apropriado individualisticamente, pois constitui a ponta do iceberg de um conjunto gigante de esforços, ao longo dos 44 anos de história da instituição, que se utiliza, para ser grande e poder formá-los, dos frutos do trabalho do povo cearense, inclusive daqueles que, injustamente, ainda não tem acesso sequer à graduação”.

Por fim, o reitor lembrou que há dois ritos fundamentais da vida acadêmica, a acolhida dos calouros, em que a sociedade entrega seus jovens para que sejam formados, e a conclusão de graus e títulos, em que a universidade devolve estes jovens para a sociedade com o reconhecimento da aptidão que graus e títulos lhes conferem. São grandes ritos, que precisam ser vividos com alegria e respeito, na integralidade, pois os ritos são necessários à construção das identidades individuais e coletivas.

Nesta cerimônia foram 694 diplomados, sendo 580 Mestres e 114 Doutores, oriundos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Humanidades (CH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação (CED), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Faculdade Veterinária (FAVET), do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Quixadá).

A cerimônia teve como oradora discente, a concludente do Doutorado em Linguística Aplicada, Maria Eduarda Gonçalves Peixoto e como orador docente, Marcial Porto Fernandes, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

O discurso da Doutora Maria Eduarda Gonçalves Peixoto pode ser acessado aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA esteve presente no evento, representado pelo coordenador, Prof. Dr. Lucineudo Machado Irineu, e pela Vice-Coordenadora, Profa. Dra. Rozania Maria Alves de Moraes, no qual foram titulados 21 mestres e 15 doutores na área de Linguística Aplicada.

O Programa, desde já, parabeniza todos os concludentes.