Utilização da aromaterapia e auriculoterapia como métodos não farmacológicos para alívio da dor em idosos
26 de agosto de 2021 - 16:31
Notícia da semana enviada por nossa bolsista IC-UECE Isadora Ramos da Costa Rodrigues.
O Brasil passa atualmente por um processo de envelhecimento da população devido ao crescimento do índice de desenvolvimento humano.
Com uma população mais velha, cresce também o consumo de medicamentos, incluindo o de analgésicos para a promoção do alívio das dores ocasionadas pela senescência.
Dessa forma, uma revisão integrativa da literatura teve como objetivo analisar a ação da auriculoterapia e aromaterapia, como alternativas não farmacológicas para o alívio da dor em idosos.
Para a seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (Pubmed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A amostra foi composta por 26 artigos, nos idiomas português, japonês e chinês.
Diante dos resultados obtidos pelas amostras, foi identificada a comprovação da eficácia da aromaterapia e auriculoterapia (acupuntura e a reflexologia) como formas não farmacológicas para o alivio da dor.
Confiram o artigo: Aromaterapia e auriculoterapia x dor do idoso