Terapia nutricional nas doenças inflamatórias intestinais: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

19 de maio de 2023 - 07:54

Notícia enviada por nosso bolsista IC-FUNCAP DAVI JACOME SANTOS VASCONCELOS.

A doença inflamatória intestinal (DII) representa um grupo de distúrbios crônicos que afetam o trato gastrointestinal dos indivíduos causando lesões, inflamações e diversas outras complicações e podendo levar até a desnutrição. A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são manifestações inflamatórias que, apesar de muito semelhantes, possuem particularidades que as diferenciam. A doença tem atingido grande parte da população brasileira e mundial, afetando em diferentes graus a qualidade de vida dos pacientes.

O estudo de Santos et al (2021) traz uma revisão da literatura acerca desses distúrbios, analisando e destacando a importância da terapia nutricional no tratamento da DII e as diferentes formas de administrá-la. Destacam-se, entre os tratamentos, a terapia nutricional enteral e parenteral, que consistem na administração dos nutrientes dos alimentos por meio de sonda diretamente no trato gastrointestinal do paciente ou por via intravenosa, respectivamente. Esses métodos, se bem utilizados, podem melhorar muito a qualidade de vida do indivíduo ao atenuar os sintomas e complicações dessa doença.

Ainda nessa temática, foi publicado na Câmara dos Deputados do Brasil um projeto de lei que busca incluir no rol de doenças graves e raras do SUS a Doença de Crohn, Síndrome do intestino curto e a Retocolite ulcerativa. O projeto de Lei 666/23, que tramita no parlamento, busca garantir para os portadores dessa doença o direito ao fornecimento de nutrição enteral e parenteral pelo Ministério da Saúde em um Centro de Reabilitação Intestinal.

Confira o artigo citado:Terapia nutricional na DII

Veja o link para conhecer mais sobre o projeto de lei:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2237368&filename=PL%20666/2023