Obesidade relacionada à infertilidade feminina
25 de junho de 2023 - 20:02
Notícia trazida por nosso bolsista voluntário ELI OTNIEL AMORIM ARAUJO.
Uma das causas da obesidade é a má alimentação. O acúmulo de gordura no organismo é bastante prejudicial à saúde do indivíduo, visto que essa gordura pode se alojar em órgãos viscerais e alterar o funcionamento hormonal do corpo.
Ademais, a indústria alimentícia atual induz o usuário a consumir alimentos ultraprocessados, devido a praticidade e facilidade tanto de compra, quanto de ingestão. Logo, a obesidade está se tornando cada vez mais comum na sociedade brasileira.
No caso da mulher com obesidade há maior suscetibilidade a disfunções ovulatórias em função de uma perturbação do eixo hipotalâmico, hipofisário e ovariano. Alem disso, ocorre aumento das adipocinas (Leptina, resistina e adiponectina) devido ao excesso de tecido adiposo o que afeta a esteroidogênese e o desenvolvimento embrionário.
O aborto espontâneo também está relacionado a obesidade, visto que, ocorre o acometimento da implantação endometrial e diversas outras complicações.
Revisão de Barros, Alves e Rocha (2019), traz boas análises sobre o tema. O artigo é um resumo expandido não tão recente, mas alguns enfoques trazidos no mesmo trazem novas reflexões. Confiram. Obesidade e infertilidade feminina