Nutrição clínica funcional na dermatite atópica

3 de janeiro de 2024 - 12:19

Feliz 2024 aos nossos leitores. Estamos re-iniciando nossas postagens. Que seja um ano de muita aprendizagem para todos nós.
A notícia desta semana foi enviada por nossa bolsista PIBIC-CNPq IENARA DAVID SOMBRA DE LIMA.
A dermatite atópica (DA)  é uma condição cutânea crônica inflamatória, que se destaca por apresentar desregulação imunológica, disfunção na barreira cutânea, e desequilíbrio microbiano da pele. Possui uma prevalência estimada de 10% a 30% em crianças e de 2% a 10% em adultos nos países desenvolvidos.
 
Sua causa é multifatorial, podendo estar relacionada a fatores ambientais, alimentação, genética, e também relacionados a outras doenças atópicas, como as do trato respiratório (asma, rinite alérgica, bronquite, entre outras).
 
A intervenção nutricional pode contribuir positivamente com os cuidados voltados a esses pacientes. Diante disso, este artigo de revisão aborda como a adoção de um padrão alimentar anti-inflamatório, dietas de exclusão de alimentos alergênicos e a suplementação de vitamina D, probióticos e ômega-3, podem contribuir para a melhora do quadro clínico do paciente.