Ligação epigenética do lúpus eritematoso sistêmico e nutrição

13 de dezembro de 2023 - 14:12

Notícia enviada por nossa bolsista voluntária Ester de Almeida Barboza de Sousa.

Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença  inflamatória crônica autoimune onde as células do sistema imunológico atacam tecidos e órgãos saudáveis causando, como sintomas, fadiga, dores nas articulações, problemas inflamatórios nos rins, pulmões, coração, entre outros. 

O diagnóstico pode ser feito através de exames como por exemplo o de sangue e avaliação clínica dos sintomas. Devido ao seu difícil diagnóstico, fatores como a complexidade da doença, onde muitas vezes os sintomas se assemelham a outras doenças inflamatórias, impactam no tratamento adequado e de qualidade. 

A dietoterapia contribui para a qualidade de vida de pacientes com LES. A dieta individualizada representa um tratamento livre dos efeitos colaterais de fármacos e contribui para a diminuição de comorbidades. 

A dieta mediterrânea é um padrão alimentar  baseado em vegetais, frutas, nozes, grãos e peixe. Pesquisas comprovaram a sua eficácia contra doenças cardiovasculares, obesidade e artrite. Este padrão pode ser uma opção terapêutica para este tipo de paciente. Há necessidade de mais pesquisas e ensaios relacionados ao tema. 

Confira um artigo complexo, atual e interessante sobre este tema, com foco na epigenética. Lupus eritematoso sistemico, epignética e nutrição